FALTOU CAPRICHO
 
Em noite de estreia na Copa do Brasil, o Cruzeiro saiu derrotado, por 1 a 0, para o Náutico, no estádio dos Aflitos, após dominar o adversário durante praticamente o jogo inteiro, mas errando no arremate final. Já o Timbu, aproveitou a falha de marcação da Raposa para fazer o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo. 

Com o resultado, o Náutico vai para o segundo jogo precisando apenas do empate para conseguir a classificação para as oitavas de final da competição. A partida acontecerá na terça-feira (25), ainda em local a ser definido, mas que previamente está marcado para o Independência. 

Caso o Cruzeiro vença por um gol diferença, a definição do classificado será conhecida nas cobranças de pênaltis. Dois ou mais gols, garante ao time celeste a vaga às oitavas.

Logo aos três minutos o Cruzeiro teve a chance de balançar as redes do adversário. Lucas Oliveira lançou da intermediária para Mateus Vital que dominou na grande área, e cruzou na medida para Bruno Rodrigues, na marca do pênalti, bater firme. O atacante só não abriu o marcador porque Matheus Carvalho se jogou na bola e conseguiu interceptar a jogada.


O time celeste permaneceu buscando o ataque e criando chances de gol, mas errando o arremate final. No setor defensivo, o time conseguia fazer uma forte marcação evitando qualquer perigo ao gol de Rafael Cabral.  

Aos 27 minutos o banco e os jogadores em campo pediram pênalti para o Cruzeiro após um choque entre o goleiro Vágner e o atacante Gilberto. O árbitro Marcelo de Lima Henrique nada marcou e mandou seguir o lance. Aos 34, o goleiro do Timbu novamente fez um milagre evitando o gol de Wesley a queima-roupa,mandando a bola para a linha de fundo.

Na volta do intervalo, o Cruzeiro manteve a mesma postura do início do jogo, criando boas chances e errando na conclusão das jogadas. Aos 14, Gilberto perdeu uma chance incrível na grande área ao bater desequilibrado, de esquerda, e a zaga conseguiu cortar antes de chegar às redes. Na sequência, a bola parou nas mãos do goleiro do Náutico.

Querendo o gol, o técnico Pepa mexeu no ataque celeste colocando Rafael Bilu na vaga de Wesley. No meio, Felipe Machado e Wallisson também entraram nos lugares de Richard e Ramiro, respectivamente. 

Mas foi o Náutico que teve a chance de tirar o zero do placar. Aos 28,Gabriel Santiago saiu cara a cara com Rafael Cabral que, com o pé esquerdo, conseguiu evitar o gol. O Cruzeiro tentou responder logo em seguida, mas também parou na defesa de Vágner. 

Aos 37, após a defesa sair jogando errado, a bola sobrou para o atacante Júlio que arriscou de fora da área, obrigando Cabral a espalmar a bola. No rebote, Gabriel Santiago tentou de bicicleta, mas a bola saiu por cima do travessão.
Nos minutos finais, os donos da casa partiram para o ataque em busca do gol. E ele veio aos 42 minutos com Gabriel Santiago testando firme após cruzamento vindo da direita, dando números finais a partida.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 1X0 CRUZEIRO

Náutico
Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Paulo Miranda, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira (Gauto), Souza e Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Kayon (Alisson), Paul Villero e Jael (Júlio). Técnico: Dado Cavalcanti

Cruzeiro 
Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Machado), Ramiro (Wallisson) e Mateus Vital; Wesley (Rafael Bilu), Bruno Rodrigues (Stênio) e Gilberto.Técnico: Pepa

Motivo: jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
Data: 13 de abril de 2023 (quinta-feira)
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife-PE

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos e Renan Aguiar da Costa
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Jean Mangabeira, Denilson, Paulo Miranda, Souza (Náutico); Bruno Rodrigues, Mateus Vital, Gilberto. Luciano Castán (Cruzeiro)

Gols: Gabriel Santiago, aos 42 minutos do 2° tempo (Náutico)