NOVO COMANDANTE

O Cruzeiro anunciou a contratação do técnico Zé Ricardo para a sequência do Campeonato Brasileiro. O treinador de 52 anos volta ao futebol brasileiro após deixar o Vasco em junho de 2022, com um aproveitamento superior a 55%,  e seguir para o Japão para treinar o Shimizu S-Pulse. Junto com o treinador, também chegam ao clube o auxiliar técnico Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras.

A saída aconteceu no momento em que o clube carioca estava prestes a acertar a venda de 70% da SAF para o 777 Partners. A incerteza da continuidade do trabalho fez com que Zé Ricardo partisse para o novo desafio. 

No Shimizu S-Pulse ele ficou até abril deste ano, quando foi demitido após deixar o time na 19ª posição da segundona do Japão. Antes disso, ele foi eliminado na 3ª fase da Copa do Imperador, a Copa do Japão. O técnico assina com a Raposa até o final de 2023 com a possibilidade de uma prorrogação para a próxima temporada.

O novo comandante Celeste terá um aliado de peso neste início de trabalho. Trata-se de D'Alessandro, que teve um papel importante no acerto do técnico com o Cruzeiro. O argentino foi jogador de Zé Ricardo no Internacional, em 2019. Como no time celeste, Zé chegou ao Colorado para a reta final da série A. Foram 11 jogos sob o comando do time. 

O treinador deixou o time gaúcho na sétima posição da tabela, com 57 pontos, garantindo o Inter na segunda fase da Libertadores de 2020. Além do Colorado e do Vasco, o treinador carioca já passou por clubes brasileiros como o Flamengo, conquistando o Estadual do Rio em 2017, o Botafogo e o Fortaleza. 

Zé chega ao clube mineiro com a missão de manter o time na série A do Brasileirão. Com 26 pontos conquistados e na 12ª posição, o Cruzeiro está a cinco pontos do Santos, o time que abre a zona de rebaixamento. 

Por falar no Peixe, esse será o jogo de estreia do treinador. A partida será realizada na quinta-feira, 14 de setembro, às 19h, na Vila Belmiro, na volta da competição após a pausa para a Data Fifa.