A Croácia venceu a anfitriã Rússia por 4 a 3 na disputa por pênaltis, neste sábado em Sochi, depois de empate em 2 a 2 com bola rolando, e vai enfrentar a Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo.
Mário Fernandes, brasileiro naturalizado russo, foi de herói a vilão ao marcar o gol de empate a cinco minutos do fim da prorrogação, mas desperdiçar sua cobrança na marca da cal. Ivan Rakitic foi o responsável de converter a última batida e garantir a vaga croata entre os quatro melhores do mundial.
No tempo regulamentar as equipes empataram em 1 a 1, com o russo Denis Cheryshev abrindo o placar aos 31 minutos e Andrej Kramaric igualando a disputa oito minutos depois.
Na prorrogação, Vida colocou os croatas em vantagem, aos 11 da primeira etapa complementar, mas Mário Fernandes levou o jogo para os pênaltis a cinco minutos do apito final.
Em nova disputa por pênaltis para Danijel Subasic e Igor Akinfeev, decisivos nas classificações nas penalidades contra Dinamarca e Espanha nas oitavas de final, os dois arqueiros defenderam uma cobrança cada. O chute de Mário Fernandes para fora acabou sendo determinante para a eliminação da anfitriã.
A Croácia volta a disputar uma semifinal de Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998, quando a equipe fez sua melhor campanha ao terminar na terceira colocação sob a liderança de Davor Suker.
Croácia e Inglaterra se enfrentam na quarta-feira, às 15h pelo horário de Brasília, enquanto Bélgica e França duelam por uma vaga na final no dia anterior.