O Corinthians venceu o Vasco por 2 x 1 e se sagrou campeão da Copa do Brasil. A final foi disputada na noite deste domingo (21) no maior templo do futebol mundial, o Maracanã, no Rio de Janeiro. Os gols do título do  Timão foram marcados por Yuri Alberto e Memphis Depay. Nuno Moreira balançou as redes pela equipe carioca. É o quarto título do Corinthians na Copa do Brasil. A equipe foi campeão em 1995, 2002 e 2009.

Com um show da torcida nas arquibancadas do Maracanã - quase 68 mil pessoas estiveram presentes - , a grande decisão da Copa do Brasil começou meio morna com as duas equipes se estudando bastante e nenhuma grande chance criada. Mas à medida que os minutos foram passado, o Corinthians foi ousando mais e não à toa abriu o placar no Mário Filho.

Após um passe preciso de Mateuzinho, Yuri Alberto dominou a bola e mostrou todo o faro de camisa 9 que ele tem e balançou as redes.Yuri não marcava desde o dia 20 de novembro, clássico diante do São Paulo pelo Brasileirão..

Por pouco, quase Yuri marca de novo logo depois. Sentindo dor, ele chegou a pedir remédio ao banco, mas resistiu e permaneceu quase até o final da partida quando foi substituído por João Pedro.

O jogo ficou mais movimentado e o Vasco não desanimou com o gol corintiano. Muito pelo contrário. Após várias tentativas, a equipe carioca finalmente igualou o placar. Aos 40 minutos, após cruzamento de Andrés Gómez, Nuno Moreira cabeceou e balançou as redes sem chance de defesa para o goleiro Hugo Souza. Foi o 11º gol do jogador português com a camisa do Gigante da Colina.

O primeiro tempo, no geral, foi bastante equilibrado e o placar de 1 x 1 acabou sendo justo. 

Segundo tempo

No segundo tempo, tanto Vasco quanto Corinthians entraram em campo dispostos a não levar a decisão para as penalidades, como aconteceu nas semifinais diante de Fluminense e Cruzeiro, respectivamente. As principais chances partiram do time comandado por Fernando Diniz.

Mas foi o Timão que acabou marcando o segundo. Breno Bidon fez uma linda jogada no meio-campo, abriu para Matheuzinho na direita que coloocou a bola em profundidade para Yuri Alberto. O autor do primeiro gol corintiano orlou para Memphis Depay que deixou a sua marca. O árbitro Wilton Pereira Sampaio chegou a pedir para o VAR chegar um possível impedimento, mas o gol acabou sendo confirmado. O Vasco buscou o empate e teve algumas chances para isso. Fernando Diniz fez mudanças importantes como a substituição de Cauã Barros por Pablo Vegetti e Tchê Tchê no lugar de Philippe Coutinho. A equipe cruz-maltina tentou até o último lance, mas o Corinthians conseguiu segurar a pressão e ganhou a Copa do Brasil pela quarta vez.

Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Cuesta (David), Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho (Tchê Tchê); Nuno Moreira (GB), Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.

Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Fabricio Angileri); Raniele (André Carrillo), José Martínez , Maycon (André) e Breno Bidon; Yuri Alberto (João Pedro) e Memphis Depay. Técnico: Dorival Júnior.


Público: 67.111

Renda: R$ 13.214.612,50

Gols:  Yuri Alberto (COR), aos 18 min do 1º tempo, e Nuno Moreira (VAS) aos 40 min do 1º tempo, Memphis Depay (COR) aos 18 min do 2º tempo


Cartões amarelo: Cuesta (VAS), Thiago Mendes (VAS) e Yuri Alberto (COR)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Árbitro assistente 1: Bruno Boschilia
Árbitro assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos
Quarto arbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Árbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira