Em mais uma ação do Governo de Minas, de fortalecer e divulgar o turismo do estado para o mundo, Araxá, no Alto Paranaíba, recebeu nesta sexta-feira (19/4) o primeiro dia da Copa do Mundo de Mountain Bike. Realizado no Grande Hotel de Araxá, o circuito conta com 3,8 mil quilômetros de extensão para os competidores.

Nesta edição, estão cerca de 300 dos melhores atletas do mundo, vindos de cerca de 40 países, competindo pelo título nas trilhas da cidade mineira.

“A sede da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024 em Araxá consolida Minas Gerais como referência em eventos esportivos da modalidade. Serão dias de muito pedal e atletas renomados, que esperamos ser inspiração para nossos jovens. Além disso, evidencia o trabalho do Governo de Minas no esporte, em prol de grandes eventos com o objetivo de trazer a toda a população, fortalecer o turismo e a economia", ressalta o subsecretário de Estado de Esportes da Sedese, Tomás Mendes.

Ele afirmou que receber um evento desse porte, com certeza vai gerar ótimos frutos em todas as áreas que o esporte consegue  alcançar. "Então, a gente fica muito feliz em receber grandes atletas e um evento dessa magnitude".

Já o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destaca que o evento evidencia Minas como um dos maiores estados para ser sede de competições como essa. “Cerca de 30% das rotas de cicloturismo do Brasil estão em Minas Gerais. Internacionalizar nossas pistas de mountain bike é o objetivo nesse evento mundial e de grande projeção do Destino Minas no cicloturismo, turismo de aventura e natureza”, enfatizou.

A Copa do Mundo de mountain bike em Araxá é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Cultura e Turismo e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, e do Centro Universitário UniBH, com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do Sebrae Minas.

Vale lembrar que as tratativas para que a cidade recebesse o evento teve início durante a edição 2023 da feira de turismo ITB Berlim, na Alemanha, e um Protocolo de Intenções foi assinado, em Paris, em novembro, pelo vice-governador Professor Mateus e pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, com a Warner Bros. Discovery Sports, uma das organizadoras do campeonato.

Corrida da categoria sub-23

O primeiro dia de campeonato contou com duas corridas da categoria sub-23 feminina e masculina. Dois brasileiros se destacaram, a carioca Giuliana Scalvini garantiu a quinta posição da categoria, e o paranaense, Alex Malacarne, ficou com nona posição.

“Correr aqui em Araxá foi muito especial, a atmosfera foi muito bacana, o público esteve presente. Agora na Copa do Mundo, a gente vai sentir ainda mais a vibração do povo brasileiro. E Araxá é o lugar que todos os ciclistas querem pedalar. Então, para mim é extremamente especial. Com certeza a torcida vai me empurrar para cima na corrida de amanhã”, declarou Alex Malacarne.

Os vencedores do dia foram, no feminino, a alemã Kira Böhm. Por sua vez, no masculino, o norte-americano Riley Amos venceu em uma corrida emocionante decidida na reta final.

Representação mineira

Mostrando nossas culturas para o mundo, a Secult montou um estande com comidas tradicionais mineiras e apresentação de lugares turísticos de Minas Gerais. Esse estande está localizado em frente à linha de largada e chegada dos ciclistas.

Programação

Neste sábado (20/4), mais três provas serão realizadas: a Elite Feminina e Elite Masculina no XCC, competindo às 12h e 12h35, respectivamente. A Sub-23 Masculina encerra o dia com o primeiro Cross Country Olímpico (XCO) do evento, às 15h.

No domingo (21), tem no XCO para a Sub-23 Feminina a primeira prova, às 10h30, enquanto o XCO da Elite Feminina acontece às 13h15. O XCO da Elite Masculina encerra o evento, a partir das 15h30.