Adversário do Atlético na segunda fase da Copa Libertadores, o Carabobo-VEN não entra em campo por uma partida oficial desde o dia 22 de outubro do ano passado, quando venceu o Zamora-VEN (4 a 1), pela última rodada do Campeonato Venezuelano. Agora, o clube está em pré-temporada na Colômbia, tentando se remontar depois de ter perdido o principal jogador.

Artilheiro do último Campeonato Venezuelano, com 21 gols marcados, o atacante Kevin Viveros recebeu proposta vantajosa do Deportivo Cali-COL e deixou o futebol venezuelano. Ele se transferiu por empréstimo de um ano, com opção de compra.

Para a Libertadores, o time venezuelano reforçou o elenco com seis jogadores até o momento: o atacante Edson Tortolero (ex-Tachira), o meia Francisco Flores (ex-Tachira), o defensor Leonardo Aponte (ex-Zamora), o centroavante Francisco Apaolaza (ex-Arsenal Sarandí) e o armador Juan Camilo Pérez (ex-Breidablik), além do goleiro Jeremy Vachoux.

Reforço francês
A grande contratação é o goleiro Jeremy Vachoux, de 28 anos, primeiro francês a jogar no futebol venezuelano. Ele já passou pelo time B do Saint-Étienne, bem como por Lens, US Orléans e Dunkerque, todos da França.
 
Vachoux chegou à Venezuela como 'agente livre'. Ele está avaliado em 400 mil euros (R$ 2,2 milhões) pelo site Transfermarkt. O último jogo do goleiro ocorreu no dia 14 de maio de 2022, pela Segunda Divisão Francesa.

Amistosos
Para pegar ritmo para a Copa Libertadores, a equipe venezuelana faz a pré-temporada na Colômbia. Sete amistosos foram marcados para o técnico Juan Domingo Tolisano rodar o elenco. O time venezuelano tem na agenda confrontos contra Orsomarso, Deportivo Cali, América de Cali, Cortulua, Boca Juniors de Cali, Atlético FC e Cúcuta.

Nova marca
Para 2023, o Carabobo acertou com uma nova fabricante de produtos esportivos, a New Arrival, que veste o Magallanes BBC, clube de beisebol, e o Trotamundos, de basquete, na Venezuela.

Datas
O jogo de ida entre Atlético e Carabobo será realizado no dia 22 de fevereiro (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília). Assim, o time venezuelano terá quatro meses de intervalo entre o fim da temporada passada e o início da Libertadores.

Inicialmente, o duelo está marcado para o estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela. No entanto, a Conmebol precisa confirmar se o local está apto para receber o confronto.

Já o jogo de volta, marcado para o Mineirão, será no dia 1° de março (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).

Nesta fase, o Atlético decidirá a vaga no Mineirão, em Belo Horizonte, por ter a melhor colocação no ranking da Conmebol. Em caso de avanço, o mesmo acontecerá na terceira etapa da Libertadores.