Presença do jogador a partir do terceiro set fez rendimento da equipe crescer para virar o jogo diante dos tradicionais rivais
A presença do levantador William foi primodial para o Brasil virar o jogo e conquistar uma importante vitória sobre a Rússia, nesta quarta-feira, pelo Mundial de vôlei masculino. Depois de sofrer 2 a 0, a seleção do técnico Renan Dal Zotto contou com a boa entrada de vários reservas para virar o jogo e vencer por 3 a 2 (20/25, 21/25, 25/22, 25/23 e 15/12), na abertura da terceira fase, em Turim (ITA).
O Brasil descansa nesta quinta antes de encarar os EUA no dia seguinte, ao meio-dia. O ponta Volkov, da Rússia, foi o maior pontuador da partida com 23 anotações. O oposto Wallace, do Brasil, veio em seguida com 22. Mesmo com muitos erros de saque, os russos conseguiram incomodar bastante nos dois primeiros sets, com bom aproveitamento ofensivo e com o bloqueio ativo, tocando em boa parte das bolas. O equilíbrio até acontecia, com a diferença de pontos sendo pequena entre os dois times. Mais regular, a Rússia viu seus ataques em dia fazerem a diferença para abrir um 2 a 0.
Foi no terceiro set que o técnico Renan Dal Zotto buscou alternativas para mudar o panorama. O ex-jogador do Sada Cruzeiro entrou no final da parcial para contribuir de forma efetiva com um novo desempenho da seleção. A marcação russa encontrava dificuldades diante da imprevisibilidade do armador.
Com sua costumeira categoria, William realizava inversões que dificultavam o bloqueio russo. Indo além de manter o equilíbrio, o Brasil ganhou confiança com a conquista de pontos em ralis. O volume de jogo foi preponderante para o time crescer em momento decisivo do duelo. A Rússia também facilitou o caminho do Brasil dando de graça 38 pontos para o adversário
Outros jogadores que começaram na reserva, como o líbero Maique, do Fiat-Minas e o central Isac, do Sada Cruzeiro, foram bem nas oportunidades recebidas. A troca de pontos foi constante e uma diferença um pouco maior, como nos 18 a 15 do terceiro set, não era garantia de nada. Os russos chegaram a buscar o empate, forçando o Brasil a jogar com precisão para não deixar a vitória escapar. Com dois pontos somados, o Brasil abriu com pé direito a terceira fase e agora aguarda o jogo entre EUA e Rússia. Uma vitória norte-americana garante o Brasil na próxima fase. No outro grupo, estão Itália, Sérvia e Polônia.