Em jogo de poucas chances, o Galo aproveitou a sua melhor e conquistou três pontos importantíssimos sobre o líder do Campeonato Brasileiro. Foi a segunda vitória do Atlético em dois jogos realizados na Arena MRV.
E mais uma vez, quem salvou o Galo foi o atacante Paulinho, autor de 5 gols nos últimos cinco jogos. Foi o terceiro gol dele no novo estádio atleticano, o único jogador a marcar no local.

O resultado põe fogo na competição nacional já que a distância do Botafogo para o Palmeiras caiu para oito pontos e as equipes ainda se enfrentarão na disputa. 

O jogo
O primeiro tempo da partida foi aquele que nenhum torcedor imaginaria. Fraco e com quase nenhuma finalização das equipes. Os goleiros de Atlético e Botafogo sequer sujaram seus uniformes. 

O Atlético tentava escapar usando bastante a lateral esquerda através de Guilherme Arana, e o Botafogo tentava escapar no contra-ataque, o que realmente foi impedido pela boa marcação da equipe líder da competição. 
As melhores chances da partida aconteceram pelo lado do Galo. Primeiro com uma boa falta cobrada por Pavon, na esquerda, que o goleiro Lucas Perrin jogou para escanteio. Depois, o mesmo Perrin se embolou com a bola e por pouco não deu a chance para o esperto Pavon aproveitar.

O Botafogo, que buscava aumentar a diferença para o Palmeiras, não criou nenhuma grande chance e não assustou o goleiro Everson em nenhum momento, muito pouco para o tão falado time da competição nacional. 

Segundo tempo
O Botafogo voltou do intervalo com o goleiro Gatito Fernandez na vaga de Lucas Perrin por uma contusão na coxa. Porém, quem teve mais trabalho no início do segundo tempo foi o Everson, apesar de nenhuma grande chance criada pelo líder. 

Mas aos 12 minutos, o Galo chegou com grande perigo e criou sua melhor chance na partida, até então. Grande tabela de Kardec e Paulinho, o atacante saiu na cara de Gatito, mas bateu fraco para o gol e facilitou a defesa do arqueiro alvinegro.

Com 20 minutos, o Galo teve uma falta na beirada da área, que poderia acarretar em uma grande chance de gol, mas o zagueiro Lemos foi para a cobrança e jogou por cima da meta de Gatito. 
Aos 26 minutos, Luis Henrique fez boa jogada pela esquerda, driblou dois marcadores e chutou rasteiro. Everson caiu para fazer a defesa com tranquilidade. 

O Galo melhorou na partida e chegou ao seu gol aos 35 minutos. Pedrinho fez um grande lançamento, o atacante Paulinho fez um grande domínio, saiu do zagueiro e bateu por baixo do goleiro Gatito, a bola ainda bateu na trave antes de treinar. 1 a 0.

Atlético 1x0 Botafogo

Atlético: Everson; Mariano, Maurício Lemos, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio e Pedrinho (Réver); Pavón (Patrick), Paulinho e Alan Kardec (Zaracho). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Botafogo: Lucas Perri (Gatito); Di Placido (Janderson), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Luiz Henrique), Victor Sá (Segovinha) e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Bruno Lage.

Gol: Paulinho, do Atlético, aos 36 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Mariano, Zaracho (Atlético); Di Placido (Botafogo)
Motivo: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 16 de setembro de 2023 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)