O objetivo foi cumprido. O Cruzeiro venceu o Racing por 2 a 1, na noite dessa terça-feira, no Mineirão, e terminou a fase de grupos na ponta da chave 5 da Libertadores. Com o resultado, o time terá a vantagem de decidir as oitavas de final em casa e, dependendo dos adversários que tiver pela frente, manter esta condição.
Mas uma coisa é certa, ao menos na cabeça de Thiago Neves. O meia do Cruzeiro prefere fugir de qualquer confronto contra equipes brasileiras nas oitavas. A possibilidade existe.
"Seria bom não cruzar com brasileiros já nas oitavas de final porque aí é complicado, clássico brasileiro é muito mais difícil, mas também não dá para escolher. A gente já fez o principal, que é classificar em primeiro para jogar a segunda em casa, então quem que vier vai ter o nosso respeito como a gente respeita todos. É jogar para classificar e sem escolher ninguém", disse o camisa 30.
O rival do Cruzeiro na próxima fase só será conhecido no dia 4 de junho, quando a Conmebol vai sortear os confrontos entre primeiros e segundos colocados. Nesta quarta-feira, os grupos 1 e 4, onde estão Grêmio e Flamengo, respectivamente, também terão suas definições. O time carioca pega o River Plate, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Caso não vença, o time brasileiro ficará na segunda posição da chave. Já o Grêmio enfrenta o Defensor-URU, em sua Arena, para confirmar a ponta do grupo 1 com uma vitória. A equipe de Renato Gaúcho só depende de si para não correr riscos de perder a dianteira para o Cerro Porteño, do Paraguai.
Na atual configuração da Libertadores, três pedreiras já avançaram à próxima fase na segunda posição. São eles: Atlético Tucumán (Grupo 3), Racing (Grupo 5) e Boca Juniors (Grupo 8).
Além de Flamengo e Grêmio, outro time brasileiro que pode terminar em segundo é o Santos. Líder isolado do grupo 6, com nove pontos, a equipe da Vila Belmiro pode perder a primeira colocação para o Nacional-URU, que viaja até a Argentina para encarar o Estudiantes-ARG. Se o Santos perder em casa para o Real Garcilaso-PER, na quinta (um resultado praticamente improvável) e os uruguaios vencerem, o Peixe vai para segundo na chave.
Na lista abaixo, veja os campeões da Libertadores que ainda podem terminar como segundos:
Grupo 1: Grêmio
Grupo 2: Atlético Nacional/ Colo-Colo
Grupo 4: River Plate/ Flamengo
Grupo 6: Santos/ Nacional/ Estudiantes
Grupo 7: Independiente
Campeões já definidos como segundos colocados:
Grupo 5: Racing
Grupo 8: Boca Juniors.