SÉRIE A

Com dois gols do chileno Eduardo Vargas, o Atlético buscou um empate em 2 a 2 com o São Paulo na noite desta terça-feira (1/11), no Morumbi, em São Paulo. A partida foi válida pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
 


O jogo foi agitado no Morumbi, com virada do Tricolor, boas chances de gol, faltas e provocações. As duas equipes brigam por uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Com o resultado, o Galo subiu para a 6ª posição do Brasileirão, com 52 pontos - ainda que temporariamente.


O jogo


Como projetado pelo volante Jair em entrevista coletiva, o Atlético iniciou a partida à procura do protagonismo no Morumbi. Para isso, a equipe de Cuca apostava no controle da posse de bola buscando chegadas rápidas ao ataque, além de uma marcação alta na saída de bola do São Paulo.
 
Apesar disso, a primeira grande chance do jogo foi do Tricolor. Luciano recebeu belo cruzamento na área e cabeceou firme, mas a bola passou rente à trave direita de Everson. A partir deste lance, os mandantes cresceram no jogo e passaram a ocupar mais o campo ofensivo, com o Galo cedendo espaços no meio-campo.


Aos 14 minutos, Everson fez uma grande defesa no Morumbi. Nestor foi acionado com liberdade nas costas da defesa do Atlético e saiu cara a cara. Ele finalizou, mas o goleiro alvinegro interveio com o pé.


Com o decorrer do primeiro tempo, o cenário se inverteu na capital paulista. O São Paulo assumiu o controle da posse, enquanto o time de Cuca se defendia e buscava contra-ataques. Até que, aos 22 minutos, a arbitragem assinalou pênalti a favor do Galo em lance em que a bola bateu na mão de Pablo Maia dentro da área. Vargas converteu: 1 a 0.


Aos 32 minutos, o Atlético quase ampliou em lance de escanteio. Zaracho parou em Felipe Alves após finalização cara a cara. O jogo era movimentado e proporcionava subidas rápidas de ambos os times. Ainda assim, os comandados de Rogério Ceni cresciam em protagonismo e incomodavam cada vez mais.

Na reta final, um escanteio gerou gol para o São Paulo. Após bate-rebate na grande área, a bola sobrou para Calleri, que finalizou bonito de primeira, estufando as redes de Everson: 1 a 1. No último minuto da primeira etapa, após cruzamento, a bola desviou e Calleri finalizou de bate-pronto para o gol. Everson chegou a defender, mas já havia entrado: 2 a 1 para o Tricolor.


Segundo tempo


No intervalo, Cuca promoveu as entradas de Réver, Mariano e Pavón nas vagas de Alonso, Guga e Ademir, respectivamente. Os primeiros minutos tiveram domínio da posse de bola por parte do São Paulo e um Atlético reativo, esperando a oportunidade de contra-atacar, mas sem efetividade.


Com o decorrer do tempo, o Galo assumiu o controle, mas tinha muitas dificuldades para criar boas chances de gols no Morumbi. O time de Cuca cometia uma quantidade impressionante de erros técnicos na capital paulista, impossibilitando a trama de jogadas mais elaboradas.

Na metade da segunda etapa, Cuca promoveu a entrada de Rubens no lugar de Dodô. Pouco depois, Sasha foi acionado na vaga de Jair. Aos 35 minutos, Mariano encontrou bom cruzamento para Vargas. O chileno finalizou com categoria, de esquerda, empurrando a bola para as redes e empatando o jogo: 2 a 2.
 
Na reta final do confronto direto, o Atlético se lançou ao ataque na tentativa de buscar a virada. O ímpeto, no entanto, não foi suficiente, e a partida terminou empatada no Morumbi. 


SÃO PAULO 2x2 ATLÉTICO
 
São Paulo
 
Felipe Alves; Rafinha, Ferraresi, Léo; Welington, Nestor, Pablo Maia, Patrick (Luan) e Reinaldo (Luizão); Luciano e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni
 
Atlético
 
Everson; Guga (Mariano), Jemerson, Junior Alonso (Réver) e Dodô (Rubens); Allan, Jair (Sasha) e Zaracho; Ademir (Pavón), Keno e Vargas.
Técnico: Cuca
 
Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: terça-feira, 1° de novembro de 2022
Local: Morumbi, em São Paulo
 
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)


Gols: Eduardo Vargas (Atlético, aos 25' do 1°T); Calleri (2x) (São Paulo, aos 39' e aos 49' do 1°T); Eduardo Vargas (Atlético, aos 35' do 2°T)
Cartões amarelos: Pablo Maia, Welington, Nestor (São Paulo); Guga, Jair, Jemerson, Pavón, Cuca, Everson (Atlético)