DURANTE A COPA AMÉRICA

O Atlético pode ter problemas para a lateral-esquerda em junho, durante a realização da Copa América. Isso porque, Guilherme Arana foi convocado por Dorival Júnior para defender a Seleção Brasileira e Gustavo Scarpa, que também pode atuar na posição, está na pré-lista do Brasil e ainda pode ser chamado para disputar o torneio. Além disso, Rubens, substituto natural de Arana, se recupera de uma lesão no joelho esquerdo. 

O técnico da Seleção chamará mais três jogadores para disputar a competição, após a Conmebol aumentar o limite de participantes de 23 para 26 atletas. Assim, Scarpa pode ser um dos escolhidos ou ficar de sobreaviso caso algum dos convocados seja cortado antes da competição.

Certo é que o Galo não terá Arana a disposição em, no mínimo, seis rodadas (13ª até a 18ª) da Série A do Campeonato Brasileiro, já que a principal competição do país não será interrompida para a disputa do torneio. Existe a possibilidade do defensor perder nove jogos, já que as rodadas 11 e 12 antecedem a Copa América e a final está marcada para um dia antes da 19ª rodada.

Durante o período, Gabriel Milito pode ter dificuldades para escalar a equipe. Se Scarpa não for chamado por Dorival, o meia pode atuar na posição de Arana com facilidade. No Palmeiras, ele já atuou como lateral-esquerdo. 

Porém, se o meia também for convocado, Milito terá que improvisar um atleta na posição ou chamar alguém do sub-20 do Galo. Uma das opções é o lateral-esquerdo Léo Santos, de 20 anos, que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Alvinegro em 2024 e é um dos destaques da posição. Outro que pode ser chamado é o lateral Maykon, de 18 anos. 

Caso prefira improvisar um atleta, Milito pode utilizar o canhoto Alisson aberto como um ala pela esquerda. Outra alternativa é inverter um dos laterais direitos do plantel alvinegro para jogar no lado oposto, como Saravia, Mariano ou Vitor Gabriel. 

*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond