O Atlético enfrentará o Cruzeiro às 11h deste domingo, no Mineirão, em clássico que marcará o jogo de número 300 do técnico Levir Culpi no comando da equipe alvinegra.
“São 300 jogos, é um número expressivo e que não é fácil alcançar. Estou ficando velho (risos). É uma marca que me traz felicidade, sinto uma alegria muito grande. Espero completa-la com um bom jogo, com um bom resultado. Tomara que dê tudo certo para a gente comemorar tudo”.
E o retrospecto do treinador nos 20 clássicos que disputou pelo Galo é extremamente positivo, com dez vitórias, sete empates e apenas três derrotas.
O comandante atleticano falou sobre a preparação para o confronto, que será válido pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
“Não nos preparamos bem, nos preparamos de acordo com o tempo que tivemos. A mesma coisa o Cruzeiro, se tivéssemos a possibilidade de escolher uma preparação, com certeza seria bem diferente. Então, os dois times vão entrar no início de competição, é um clássico, e ainda com um horário muito difícil para atividade física. O interessante é que é clássico e aí, também, a dificuldade é exatamente igual. Acho que vai acontecer isso, a coisa de sempre, uma disputa, os jogadores vão se empenhar e, com certeza, vão sentir o desgaste dessa partida. Assim mesmo, esperamos um clássico bonito, tomara que seja assim, apesar das dificuldades”.
Levir Culpi é o terceiro técnico que mais dirigiu o Galo, com 299 jogos, atrás, apenas, de Procópio, com 328, e Telê Santana, com 434.
No Atlético, o treinador tem como principais títulos a Copa do Brasil de 2014, conquistada com duas vitórias sobre o Cruzeiro na decisão do torneio, e a Recopa Sul-Americana, também de 2014, conquistada sobre o Lanús, da Argentina.
Maior vencedor – O Atlético é o grande vencedor do clássico mineiro. Em 506 jogos, o Galo venceu 2014, empatou 134 e perdeu 168, marcou 718 gols e sofreu 639.
Maior Goleada – A maior goleada da história do clássico mineiro pertence ao Galo, que venceu o rival por 9 a 2, em 27 de novembro de 1927, pelo Campeonato Mineiro. Os gols foram de Said (3), Mário de Castro (2), Jairo (3) e Getúlio.
Maior Artilheiro – Com 26 gols, o atleticano Guará é o maior artilheiro da história do clássico mineiro. Ele defendeu o Galo de 1933 a 1941.