Com o empate com o Figueirense por 1 a 1, na última sexta-feira, a chance de acesso do Cruzeiro para a Série A caiu quase pela metade. Era de 2%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Agora, é de 1,2%. 

O 'Infobola' diz que o clube celeste tem 1% de probabilidade de jogar a Primeira Divisão no ano que vem, enquanto o site 'Chance de Gol' afirma que a chance é de 1,6%

A distância para o G4 passou de 13 para 12 pontos. Contudo, a Raposa tem uma rodada a menos para tentar se aproximar do grupo dos quatro primeiros: Chapecoense (47 pontos), América (40), Sampaio Corrêa (37) e Juventude (37). As chances são tão pequenas que o técnico Luiz Felipe Scolari 'proibiu' o time de falar sobre o assunto.

A UFMG calcula que um clube com 63 pontos tem mais de 99% de probabilidade de conseguir o acesso. Para chegar a esta pontuação, o time celeste precisa de 38 pontos em 16 jogos - 12 vitórias e dois empates até o fim da competição.

O time dirigido por Felipão está em 15º lugar, com 25 pontos. A distância para a zona de rebaixamento é de cinco pontos. O Náutico, que abre o Z4, tem 20 pontos - clique aqui e acesse a tabela da Série B.

O risco de queda do Cruzeiro também caiu. Era de 16,2%, segundo a UFMG, e passou para 15,5%.

De acordo com a UFMG, um clube que chegar a 47 pontos tem apenas 0,1% de risco de cair para a Série C. Para atingir esse número, a Raposa ainda precisa de mais 22 pontos.


Cruzeiro

Probabilidade de acesso

UFMG - 1,2%
Infobola - 1%
Chance de gol - 1,6%

Risco de rebaixamento

UFMG - 15,5%
Infobola - Não faz esse cálculo 
Chance de gol - 0,9%