A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja mudanças no calendário do futebol do país em 2025. A proposta prevê o início dos campeonatos estaduais na primeira semana de janeiro e o Brasileirão em março. O calendário apresentado também propõe uma paralisação entre os meses de junho e julho, quando será realizado o Mundial de Clubes da Fifa.

As mudanças possuem o aval do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e foram apresentadas aos clubes em reunião realizada durante a semana. O assunto também será discutido com as federações estaduais, responsáveis por organizar os campeonatos estaduais. A intenção é de que as competições regionais continuem com 16 datas, mas ocupando um menor período durante o ano.

A proposta do calendário de 2025 também prevê que as Datas Fifa, quando ocorrem jogos de seleções, sejam preservadas, sem a realização de jogos do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil. "O calendário ainda está em formatação e sendo discutido com os envolvidos diretamente", disse uma fonte da CBF para a reportagem de O TEMPO Sports.

Por meio de nota, a Federação Mineira de Futebol (FMF), que é responsável por organizar o Campeonato Mineiro, disse que "não tem conhecimento sobre essa mudança de calendário e espera que a CBF faça o comunicado oficial para tratar sobre o tema". A reportagem também questionou Atlético e Cruzeiro sobre a possível antecipação do campeonato estadual e como ficaria a participação dos clubes no torneio de pré-temporada, marcado para acontecer na segunda quinzena de janeiro, nos Estados Unidos.

O Galo destacou que ainda aguarda uma definição do calendário. O Cruzeiro não se manifestou, e a matéria será atualizada com o posicionamento.

Clubes impactados
A antecipação do Campeonato Brasileiro foi proposta devido à participação de quatro clubes nacionais no Campeonato Mundial de Clubes. Flamengo, Fluminense e Palmeiras, que venceram as últimas edições da Libertadores, estão confirmados na competição que irá ocorrer entre os dias 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.

O outro clube do país será o vencedor da competição continental deste ano. Atlético e Botafogo disputam o título, que será decidido em jogo único, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.