No próximo sábado, às 21h, o Cruzeiro encontra o Fluminense, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, necessitando da vitória para encerrar uma série de seis jogos sem vencer no torneio nacional. O duelo será especial pois coloca em voga números relacionados a uma disputa particular no banco de reservas. Será justamente neste compromisso que o técnico Mano Menezes atingirá o mesmo número de partidas de Marcelo Oliveira, o técnico do bicampeonato brasileiro celeste, pela Raposa - 169 partidas. Uma coincidência, pois Oliveira comanda o Fluminense, o rival da vez. .
CARA A CARA
Na posição de número 10 do clube entre os técnicos que permaneceram no comando celeste por mais tempo, Mano vai subir um posto no ranking, igualando Marcelo Oliveira, em nono. Na quarta-feira, ele vai igualar com o oitavo na lista, o agora técnico do América, Adilson Batista, com 170 jogos.
No histórico geral, Marcelo Oliveira, que ficou no Cruzeiro entre 2013 e 2015, acumula números muito superiores ao de Mano Menezes. A Raposa de Oliveira venceu 106 partidas em 169 compromissos, acumulando ainda 32 empates e 31 derrotas. Foram 325 gols marcados e 147 sofridos, com as conquistas do Brasileirão de 2013 e 2014 na conta, além do Mineiro de 2014.
A vocação ofensiva do time de Marcelo Oliveira, que contava com estrelas como Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, contrasta com os números do time comandsado por Mano Menezes. Em 168 jogos até então, o Cruzeiro conquistou 83 vitórias, empatou em 49 oportunidades, perdeu 36 jogos, marcou 247 gols e sofreu outos 145. Mano possui pelo Cruzeiro as conquistas dsa Copa do Brasil do ano passado e o Mineiro deste ano.
Desde a passagem de Marcelo Oliveira, o único treinador que conseguiu firmar-se na Toca da Raposa foi justamente Mano Menezes. Antes dele, o clube tentou empreitadas sem sucesso com Vanderlei Luxemburgo, o português Paulo Bento, além do ex-jogador Deivid, uma indicação justamente de Mano Menezes.