O Brasil venceu o Equador por 2 a 1, de virada, nesta segunda-feira (29), e garantiu a vaga na fase final do Pré-Olímpico da Conmebol. Marlon Gomes, do Shaktar Donetsk, e Pirani, do D.C. United, marcaram os gols brasileiros, enquanto Mercado, do Independiente, fez para os equatorianos. 

Com o resultado, a Seleção chegou a nove pontos na liderança do pré-olímpico e assegurou a vaga no quadrangular final do torneio. A Venezuela, terceira colocada, chega no máximo a oito pontos. Portanto, o Brasil se garantiu nas duas primeiras posições da tabela. 

Os dois primeiros de cada grupo formarão o quadrangular, que concede duas vagas para Paris 2024. As duas seleções que fizerem mais pontos ficam com as vagas para os jogos olímpicos. 

O time comandado por Ramon Menezes começou o jogo perdendo para o Equador. Aos 13’ do segundo tempo, o meio-campista Mercado experimentou de fora da área. A bola desviou no zagueiro Arthur Chaves e tirou o goleiro Mycael da jogada. 

Seis minutos depois, a Seleção empatou o jogo. O atacante Endrick recebeu sozinho dentro da área, levou para o fundo e cruzou para Marlon Gomes, sem marcação, que teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede. 
Aos 29’, Gabriel Pirani, que entrou no segundo tempo, marcou o gol da virada brasileira. O meio-campista ex-Santos e ex-Fluminense recebeu dentro da grande área e bateu de canhota. A bola foi na bochecha do gol defendido por Guerra. 

O próximo jogo da Seleção no Pré-Olímpico é nesta quinta-feira (1), às 20h, contra a Venezuela, no estádio Brigido Iriarte, em Caracas, pela última rodada do Grupo A.

*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond