Bragantino e Atlético se enfrentam neste domingo (16/11), às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em jogo antecipado da 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O No Ataque traz, a seguir, os desfalques e as prováveis escalações dos times.

O Atlético vive um momento de ascensão no Brasileiro. Apesar da frustração com o empate com o Fortaleza por 3 a 3, na rodada anterior, o time conseguiu se manter na parte de cima da tabela. O Galo está na nona posição, com 44 pontos, e sonha com a classificação direta à Copa Libertadores. São sete pontos a menos que o Fluminense, primeiro clube no G7.

 O Bragantino também quer se aproximar do G7. Por isso, a partida mede forças entre dois times que estão em situações parecidas. O Massa Bruta está em 11°, com 42 pontos. Dessa forma, se vencer o Galo, ultrapassa o adversário e fica mais perto da zona de classificação à Libertadores.

Por quê o jogo foi adiantado?

Originalmente, o duelo seria disputado na semana de 3 de dezembro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) readequou o calendário em virtude das participações de três clubes brasileiros em decisões continentais nesta reta final de novembro, e por isso o confronto foi adiantado.

Bragantino

O Bragantino tem seis desfalques certos. A primeira baixa do técnico Vagner Mancini é o atacante Nacho Laquintana, que foi convocado pelo Uruguai para amistosos desta Data Fifa.

O lateral-esquerdo Vanderlan e o zagueiro Pedro Henrique vão cumprir suspensão automática pelo excesso de cartões amarelos. Em contrapartida, o treinador contará com os retornos de Juninho Capixaba – que deve entrar no lugar de Vanderlan – e do atacante Eduardo Sasha. Na zaga, Gustavo Marques é o provável substituto de Pedro Henrique.

Outros três jogadores estão no departamento médico: o zagueiro Guzmán Rodríguez (recuperação de cirurgia no joelho), os meias Bruno Gonçalves (lesão no tendão do calcâneo direito) e Eric Ramires (lesão muscular na coxa direita).

 Por fim, quatro estão em transição física e podem aparecer entre os relacionados: o zagueiro Eduardo (lesão no tornozelo esquerdo), os atacantes Vinicinho (torção no tornozelo) e Henry Mosquera (lesão muscular na coxa esquerda) e o volante Matheus Fernandes (estiramento muscular na coxa).

Provável escalação do Bragantino: Cleiton; Agustin Sant’Anna, Gustavo Marques, Alix Vinícius e Juninho Capixaba; Gabriel, Fabinho e Jhon Jhon; Lucas Barbosa, Eduardo Sasha e Isidro Pitta.

Atlético

O técnico Jorge Sampaoli tem uma lista de desfalques longa para a partida. Ele perdeu três atletas por convocações nesta Data Fifa: os zagueiros Ivan Román (Chile) e Junior Alonso (Paraguai), e meio-campista Alan Franco (Equador).

Além desses, o treinador lida com quatro baixas que estão no departamento médico: o zagueiro Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo) e os atacantes Júnior Santos (ruptura do tendão do adutor esquerdo), Tomás Cuello (cirurgia no tornozelo esquerdo) e Caio Maia (cirurgia no joelho direito).

 Outra possível preocupação seria a final da Copa Sul-Americana, no próximo sábado, 22 de novembro. Contudo, Sampaoli afirmou que pretende usar os melhores jogadores antes da decisão, a fim de prepará-los para o confronto. O Brasileiro é também uma prioridade do Atlético.

 Com isso, ele deve escalar o time com força total, já que não tem desfalques por suspensão. A dúvida é no meio de campo, em que ele pode optar por uma formação mais defensiva, com Fausto Vera no lugar de Igor Gomes. No ataque, ele pode sacar Rony e utilizar Scarpa no corredor pelo lado direito.

Provável escalação do Atlético tem: Everson; Saravia, Ruan Tressoldi, Vitor Hugo e Guilherme Arana; Alexsander, Igor Gomes (Fausto Vera) e Bernard; Rony (Gustavo Scarpa), Dudu e Hulk.