CAMPEONATO BRASILEIRO

O Botafogo perdeu a chance de abrir vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o Goiás, nesta segunda-feira, no Nilton Santos. Lucas Halter abriu o placar no primeiro tempo, e o artilheiro Tiquinho Soares, deixou tudo igual na etapa final, após sair do banco de reservas.

Com o resultado, os alvinegros chegaram a 52 pontos e seguem com sete a frente do Bragantino. Já o Goiás foi a 27 e saiu da zona de rebaixamento. Este foi o quarto jogo sem vitória do Botafogo. A equipe comandada por Bruno Lage vinha de três derrotas seguidas, para Flamengo, Atlético e Corinthians. O último triunfo do time carioca foi o 3 a 0 contra o Bahia, pela 21ª rodada.

Na próxima rodada, o Botafogo terá o clássico contra o Fluminense, no domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. No sábado, o Goiás terá duelo contra o Bahia, em Goiânia, às 16 horas.

O Goiás surpreendeu no começo da partida com a postura ofensiva. Tanto que os visitantes quase abriram o placar aos quatro minutos, com Allano. O atacante recebeu passe na área e chutou para boa defesa de Lucas Perri. A resposta do Botafogo veio aos dez. Diego Costa foi lançado, entrou na área, mas chutou em cima de Tadeu.

Depois do início movimentado, o jogo ficou concentrado entre as intermediárias, com muitos erros dos dois lados. Somente aos 26 minutos, o Goiás aproveitou cobrança de escanteio para marcar no Nilton Santos. Lucas Halter se antecipou a marcação e cabeceou para a rede.

O revés aumentou o nervosismo do Botafogo, que continuou sem conseguir criar boas chances. O Goiás recuou e preferiu segurar a vantagem. Os donos da casa esboçaram uma pressão nos minutos finais, mas viram os goianos seguirem a frente no placar até o intervalo. Após o apito, a torcida vaiou muito o técnico Bruno Lage e pediu a entrada do atacante Tiquinho Soares.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com Tiquinho Soares e Luís Henrique. Não demorou para o artilheiro do campeonato mostrar que Bruno Lage errou ao deixá-lo na reserva. Aos seis minutos, o atacante acertou belo chute na entrada da área e colocou no ângulo, sem chance para Tadeu.

O gol animou os alvinegros, que aumentaram a pressão em busca da virada. Os donos da casa pecavam no último passe. Quando chegaram com perigo, Diego Costa finalizou fraco para defesa de Tadeu.

Aos poucos, o Goiás voltou a ser ofensivo. Os visitantes assustaram em chute de João Magno. Já o Botafogo respondeu em seguida, em finalização de Hugo. Depois, foi a vez de Tchê Tchê acertar o travessão.

Na parte final, o Botafogo voltou a pressionar. O Goiás recuou, mas quase marcou nos acréscimos, com Matheus Babi. Só que o atacante chutou em cima de Adryelson. Assim, o duelo permaneceu igual no Nilton Santos.

Ficha técnica

BOTAFOGO-RJ 1 X 1 GOIÁS-GO

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de outubro de 2023 (segunda-feira)
Horário: 20 horas (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rafael Traci (Fifa-SC)

Cartões amarelos: Lucas Perri, Victor Sá, Tiquinho Soares e Diego Costa (Botafogo); Allano, Maguinho, Lucas Halter e Morelli (Goiás)

GOLS

BOTAFOGO: Tiquinho Soares, aos 6min do segundo tempo

GOIÁS: Lucas Halter, aos 26min do primeiro tempo

BOTAFOGO: Lucas Perri, Tchê Tchê (Di Plácido), Adryelson, Víctor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Tiquinho Soares) e Eduardo; Junior Santos (Luís Henrique), Diego Costa e Victor Sá (Matías Segovia)
Técnico: Bruno Lage

GOIÁS: Tadeu, Manguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira (Matheus Babi), Morelli e Guilherme Marques (Raphael Guzzo); Allano (Apodi), Anderson Oliveira (Alesson) e João Magno (Sidimar)
Técnico: Armando Evangelista