Contrato do jogador com o clube ucraniano terminou e não foi renovado
Fonte:Gazeta Press
Sem renovar seu contrato com o Shakhtar Donetsk-UCR, Bernard está livre para negociar seu futuro nesta pós-temporada do futebol europeu e, de acordo com a imprensa portuguesa, tem despertado o interesse de diversos clubes do velho continente. Um deles seria o Benfica, que já estaria em negociações com os agentes do meio-campista para contar com ele a partir da próxima temporada.
De acordo com os jornais lusitanos, a proposta das Águias se constitui por um salário de 2,2 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões) por ano. Ademais, os benfiquistas pagariam 7 milhões de euros como bônus pela assinatura do contrato, cujo tempo de duração ainda não foi noticiado, e o atleta ainda teria direito a 20% do valor de uma futura transferência.
Segundo os periódicos, porém, a oferta talvez não seja suficiente para convencer o brasileiro a fechar com o Clube da Luz. O ex-Atlético gostaria de receber um salário de 3 milhões de euros, já que ganhava 3,3 milhões na Ucrânia, e 15 milhões pela assinatura do vínculo. Além de que, os outros clubes interessados em seu futebol poderiam apresentar cifras mais sedutoras para levar o jogador.
De acordo com o Record, o West Ham-ING, assim como o Jiangsu Suning-CHI, são outros dois clubes que já teriam apresentado suas respectivas propostas. Ainda na Inglaterra, Arsenal e Liverpool também estariam no páreo e teriam consultado os representantes de Bernard para saber da situação do meia. Os dois últimos, por sinal, seriam as principais ameaças aos planos do Benfica, já que possuem cofres mais endinheirados que os do clube português.
Na última temporada, Bernard foi responsável por 10 gols, sendo três na Liga dos Campeões, e quatro assistências nas 29 partidas que fez pelo Shakhtar. O brasileiro estava na Ucrânia desde agosto de 2013, quando foi vendido pelo Atlético ao clube ucraniano pela quantia de 25 milhões de euros (R$ 77 milhões, na cotação da época).