DEFINIDO

Em jogo que o América empilhou oportunidades, o Coelho contou a entrada do craque Benítez no segundo tempo para vencer o Tombense, por 1 a 0, neste sábado (2), em Tombos, e fechou a primeira fase do Campeonato Mineiro na primeira colocação do Grupo C, e a segunda entre os primeiros colocados de cada chave. Com isso, o alviverde irá encarar o Atlético na semifinal da competição. 

Com melhor campanha que o Galo, que terminou líder do Grupo B, com 14 pontos, quatro a menos que o Coelho, o América jogará o clássico precisando apenas de um empate na soma dos placares para avançar à final. Por exemplo, se o Coelho perder o jogo de ida por 1 a 0, precisará vencer a volta pelo mesmo placar, ou por um gol de diferença ( 2 a 1, por exemplo), para ficar com a vaga.

O primeiro jogo será no próximo fim de semana, 9 ou 10 de março. A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não definiu o mando de campo e o horário do jogo.  

O jogo

Precisando da vitória para tentar buscar a liderança geral do Mineiro,  o América partiu para cima do Tombense e criou boas oportunidades nos primeiros minutos do jogo com Rodrigo Varanda e Renato Marques. Na melhor delas, Marques, na grande área, bateu firme, no canto alto de Felipe Garcia, que viu ela saindo tirando tinta do travessão. 

Bem postado na zaga, o Coelho não dava oportunidades para os donos da casa e Dalberson era um mero espectador. Enquanto isso, o ataque empilhava chances para abrir o marcador. Na reta final o Gavião-Carcará tentou avançar pela direita com Rafinha, que invadiu a grande área, porém, foi interceptado por Daniel Borges.  No contra-ataque, Varanda, desequilibrado, não conseguiu finalizar a jogada construída por Moisés, facilitando a defesa do arqueiro de Tombos. 

Aos quatro minutos do segundo tempo, o VAR acionou o árbitro Felipe Fernandes de Lima, para revisar uma falta do zagueiro Éder, no meio-campo, sobre Igor Bahia para que o juiz pudesse aplicar o cartão vermelho no jogador americano. Após checar a imagem, Felipe Fernandes manteve o amarelo, que havia aplicado ao jogador, e mandou o lance seguir. 

Aos dez minutos, o técnico Cauan de Almeida alterou o time pela primeira vez. Moisés e Renato Marques deixaram o gramado para as entradas de Benítez e Renato Marques. Um minuto depois, Felipe Garcia saltou no ângulo direito para impedir o que seria um golaço de Rodriguinho, em cobrança de falta. 

Sem conseguir produzir como no primeiro tempo, aos 24, Cauan mexeu novamente no time colocando Gustavinho e o jovem Yago Santos nos lugares de Rodriguinho e Matheusinho. Quatro minutos depois o Coelho teve a melhor chance da segunda etapa após cobrança de falta de Benítez e o zagueiro de Tombos conseguir afastar o perigo após bate-rebate na grande área. 

Na última alteração americana, Brenner entrou na vaga de Rodrigo Varanda. Com as mudanças, o Coelho voltou a jogar melhor que o adversário e criar boas chances. E de tanto insistir o merecido gol veio aos 44 minutos. Após rebote da zaga, a bola sobrou para Benítez na entrada da grande área. 

O camisa dez alviverde bateu colocado, no canto alto do goleiro Felipe Garcia, que só viu a bola ganhar as redes. Um golaço do craque americano, dando números finais a partida. 

FICHA TÉCNICA

TOMBENSE 0X1 AMÉRICA

Tombense: Felipe Garcia; Iury Nascimento, Wesley, Zé Vitor e Manoel; Rickson, Silas (Vitinho), Denner (Djalma) e Rafinha; Igor Bahia (Gustavo Modesto) e Felipinho. Técnico: Raul Cabral

América:Dalberson; Daniel Borges, Éder, Pedro Barcelos e Marlon; Alê, Rodriguinho (Yago Santos) e Moisés (Benítez); Matheusinho (Gustavinho), Rodrigo Varanda (Brenner) e Renato Marques (Adyson). Técnico: Cauan de Almeida

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro

Data: 2 de março de 2024 (sábado)

Local: estádio Almeidão, Tombos-MG

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima, auxiliado por  Magno Arantes Lira e Weyder Marques Borges.

VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: Pedro Barcelos, Rodriguinho, Éder (América); Manoel, Djalma (Tombense)
Gols Benítez, aos 44’, do 2º tempo (América)