O atacante Barreal trabalhou com o grupo celeste nesta terça-feira (17) e pode ser reforço do Cruzeiro para o jogo de ida contra o Libertad, pelas quartas de final da Sul-Americana. A definição da participação do jogador acontecerá na quarta, após o último treino na Toca II antes da viagem para o Paraguai.
Após as atividades desta terça, Álvaro Barreal seguiu para a fisioterapia para uma avaliação da evolução do tratamento contra as dores no tornozelo es    querido, que o incomoda há mais de um mês. 

Focando nesta pronta recuperação, o atacante não foi relacionado para o jogo contra o São Paulo no último domingo (15) e nem nos trabalhos da segunda-feira (16). Barreal vinha de uma boa sequência no time de Fernando Seabra até acusar dores no tornozelo logo aos três minutos do primeiro tempo do duelo contra o Vitória, no Barradão, pela pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 19 de agosto. 
No dia 25, na rodada seguinte, ele ainda atuou, mesmo com o incômodo no local, na derrota para o Internacional, no Beira-Rio. Ele esteve em campo durante todo o primeiro tempo e foi substituído por Arthur Gomes, na volta do intervalo.

Três dias depois, novamente contra o Colorado, em jogo atrasado da quinta rodada do Brasileirão, o atacante foi cortado dos relacionados do duelo que terminou empatado no Mineirão. Ele retornou na vitória sobre o Atlético-GO, também no Gigante da Pampulha, no dia primeiro de setembro, no último jogo da série A antes da pausa para a data Fifa. Nas duas semanas de pausa, o departamento médico do Cruzeiro iniciou os trabalhos intensos em busca da recuperação do jogador. 

Nesta quarta-feira (18), o técnico Fernando Seabra divulgará a lista de relacionados para o duelo contra o Libertad. A bola vai rolar para as equipes a partir das 21h30 (de Brasília), no Defensores del Chaco.