COPA DO MUNDO

A Austrália venceu a sua primeira partida na Copa do Mundo do Catar. Na manhã deste sábado, no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, os australianos bateram a Tunísia por 1 a 0. O gol do triunfo foi marcado por Mitch Duke, de cabeça, no primeiro tempo. Com o resultado, o Grupo D da Copa do Mundo ficou embolado.


Com a vitória, a Austrália assumiu provisoriamente a vice-liderança do grupo. O time tem três pontos, mesmo número da França, enquanto Dinamarca e Tunísia somaram apenas um. O resultado deixou os australianos mais próximos da vaga nas oitavas de final. A equipe precisará torcer pelos franceses contra os dinamarqueses no jogo das 13h. 

Na quarta-feira, a Austrália enfrenta a Dinamarca, enquanto a Tunísia pega a França, ambos os jogos às 12h (de Brasília), na última rodada da fase de grupos.

Gol de Duke e chances da Tunísia


Em começo de duelo bastante disputado, os australianos ficavam mais com a bola na tentativa de construção de jogadas e explorando as laterais do campo e bolas alçadas em faltas. Do outro lado, os tunisianos tentavam conter o ímpeto adversário.


Sempre na tentativa, ainda que não certeira, a Austrália seguiu pressionando, mas a Tunísia respondeu em contra-ataque com Jebali e Msakni.


Apesar do melhor momento do lado de lá, a zaga australiana deu um chutão, encontrou Duke, que tocou para McGree e, depois de cruzamento de Goodwin, reencontrou o centroavante. Ele cabeceou cruzado e encobriu o goleiro, abrindo o marcador.


A resposta aconteceu no fim do primeiro tempo, em dois lances. Aos 40, Msakni abriu para Dräger do lado direito do ataque. O forte chute acabou cortado por carrinho certeiro de Souttar, mandando para escanteio.


Já nos acréscimos, Jebali cruzou rasteiro para Msakni, que chutou forte de primeira, passando à esquerda de Mat Ryan.


Disputa e placar inalterado


No retorno do intervalo, os tunisianos partiram para cima na tentativa de empatar o duelo nos primeiros minutos, mas, aos dez, Irvine ficou com a bola no meio de campo e avançou para Goodwin, que cruzou com perigo, com desvio de Dahmen.


Percebendo a melhora do adversário, o técnico Graham Arnold realizou duas modificações, mas, na sequência, belo lance envolvendo Laïdouni, Msakni e Sliti, com passe de letra e chute para o gol, mas a bola explodiu na defesa.


A resposta veio aos 25, após roubada de bola de Mooy. Maclaren foi até a linha de fundo e cruzou para Leckie, mas ele não conseguiu alcançar a bola. Pouco depois, Mooy mandou um chutaço para fora, perto do gol de Dahmen. Antes, Mat Ryan defendeu chute de Msakni.


Partindo para o fim do duelo, a Tunísia foi para cima, primeiro em contra-ataque com Khenissi, desarmado na hora certa por Souttar, e depois em chute de Khazri, defendido por Ryan.


TUNÍSIA 0 X 1 AUSTRÁLIA


Local: Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah (QAT)
Data: 26 de novembro de 2022, sábado
Horário: Às 7h (de Brasília)

Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Assistentes: Rafael Foltyn (ALE) e Jan Seidel (ALE)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Cartões amarelos: Laïdouni, Abdi e Sassi (Tunísia)

GOLS:
Austrália: Duke, aos 22 minutos do 1ºT.


TUNÍSIA: Dahmen; Talbi, Meriah e Bronn (Kechrida); Abdi, Skhiri, Laidouni (Khazri) e Drager (Sassi); Sliti, Msakni e Jebali (Khenissi).
Técnico: Jalel Kadri.


AUSTRÁLIA: Ryan; Karacic (Degenek), Souttar, Rowles e Behich; Mooy; Irvine, McGree (Hrustic) e Goodwin (Mabil); Leckie (Baccus) e Duke (Maclaren).
Técnico: Graham Arnold.