A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR do pênalti marcado a favor do Fortaleza no empate por 3 a 3 com o Atlético, nessa quarta-feira (12/1), na Arena MRV, em Belo Horizonte, em jogo atrasado pela 16ª rodada da Série A.

A jogada ocorreu aos 18 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área, os zagueiros Ruan Tressoldi e Gastón Ávila disputaram a bola no alto. No lance, o defensor atleticano acertou a mão esquerda no rosto do adversário.

O árbitro Sávio Pereira Sampaio (DF) deixou o jogo seguir normalmente. No entanto, o árbitro de vídeo Wagner Reway (SC) indicou revisão do possível pênalti.

“Antes da bola chegar, ele [Ruan] faz o movimento com o punho em direção ao rosto do jogador [Gastón]. O braço toca no outro braço, mas vai direto em direção ao rosto. Ele atinge com o punho o rosto do atleta, que não conseguiu disputar a bola”, considerou Wagner Reway.

O árbitro, então, foi ao monitor do VAR, decidiu assinalar a penalidade e amarelou Ruan Tressoldi. “O braço atinge o rosto. Tem um movimento da disputa. Ele fez um adicional do braço e da mão e acaba atingindo o rosto”, apontou Sávio Pereira Sampaio.

Na cobrança, o centroavante Deyverson, ex-Atlético, anotou o segundo gol tricolor na partida, deixando o placar parcial em 3 a 2.

Especialista da Globo discorda da marcação de pênalti
Durante a transmissão do Premiere SporTV, canal do Grupo Globo, o narrador Rodrigo Franco contou que os ex-árbitro Paulo César de Oliveira considerou normal a disputa entre Tressoldi e Ávila e discordou da marcação do pênalti.

“Para o PC, foi um lance normal, em que ambos estavam com as mãos em alturas parecidas, e o pênalti não deveria ter sido marcado”, relatou o jornalista.

Atlético e Fortaleza no Brasileirão
O resultado na Arena MRV deixou o nona colocação do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos.

O Fortaleza segue na vice-lanterna do Brasileirão, com 31 pontos.

Próximos jogos de Atlético e Fortaleza
O Galo terá duelo direto com o Bragantino, neste domingo (16/11), às 17h (horário de Brasília), no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, em jogo adiantado pela 37ª rodada do Brasileiro. O time do interior paulista é o 11º colocado do Brasileirão, com 42 pontos.

 Já o Fortaleza enfrenta o Bahia em 20 de novembro (quinta-feira), às 18h (horário de Brasília), na Fonte Nova, em Salvador, pela 34ª rodada. O time de Rogério Ceni é o quinto colocado da Série A, com 53 pontos.