CAMPEONATO MINEIRO

O Atlético não precisou se esforçar muito para vencer o Itabirito por 3 a 0 nesta quarta-feira (12/2), pela oitava e última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. Os atacantes Cuello, Hulk e Deyverson foram os autores dos gols alvinegros no Mineirão.

Cuello, inclusive, foi o grande nome do Galo na partida. O argentino marcou pela primeira vez pelo clube, sofreu pênalti que resultou no gol de Hulk e criou outras boas oportunidades.

Coletivamente, o time comandado por Cuca até criou algumas chances no primeiro tempo, mas não teve atuação exuberante. Na volta do intervalo, apenas controlou a partida.

A sequência no Mineiro

Com o resultado, o Atlético terminou em segundo lugar no Grupo A, com 16 pontos. O adversário na semifinal será o Tombense, que fez a mesma pontuação na chave do Galo, mas teve a melhor campanha geral por ter mais vitórias. O outro confronto será entre América e Cruzeiro.

As partidas de ida das semifinais do Mineiro ocorrerão em 15 e 16 de fevereiro, enquanto os jogos de volta serão em 22 e 23 de fevereiro, no fim de semana seguinte. As datas e os horários exatos ainda não foram confirmados pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Já o Itabirito ficou na quarta e última posição no Grupo B, com oito pontos. A equipe não conseguiu se classificar para o Troféu Inconfidência. 

Atlético x Itabirito: o jogo

Precisando da vitória para se garantir na semifinal, o Atlético iniciou a partida com as linhas altas e pressionando o Itabirito, que por sua vez tentava explorar os espaços deixados pelos mandantes.

Com muita posse de bola, o principal articulador do Galo era Gabriel Menino, que fazia bela partida. A ideia da equipe era explorar, principalmente, o corredor esquerdo, mas o Gato do Mato fazia boa marcação.

Artilheiro do time no campeonato, Hulk apresentava desempenho abaixo da média até então. Apesar disso, a equipe de Cuca dominava o duelo e conseguia criar oportunidades, ainda que sem concluí-las com êxito. 

Mas o ritmo diminuiu, e o Itabirito chegou até a ter mais comando da partida em determinado momento. A equipe já havia assustado os donos da casa duas vezes com lançamentos nas costas de Natanael, que avançou muito no primeiro tempo.

Apesar disso, o Atlético conseguiu sair na frente no Mineirão. Após jogada individual na esquerda, Rubens cruzou para Cuello completar de primeira e marcar o primeiro gol com a camisa do Galo: 1 a 0 aos 42’, para explosão da torcida no estádio.

 Segundo tempo

O Atlético não voltou bem do intervalo. Com muitos erros técnicos, tinha pouca inspiração e tentava ao menos explorar a velocidade de Cuello pela ponta direita.

E foi justamente o argentino que sofreu pênalti aos 12’. Hulk foi para a bola e marcou o quinto dele na competição: 2 a 0.

A partir disso, o Itabirito teve maior controle do jogo e exigiu boa defesa de Everson. Ainda assim, o Atlético estava tranquilo na partida e seguiu apostando nos contra-ataques.

 No fim do jogo, Cuca ainda poupou Cuello e Hulk para as semifinais. Com fôlego “renovado”, o time pressionou mais o Itabirito, e Deyverson aproveitou rebote no chute de Igor Gomes para ampliar: 3 a 0.

Apito final, e o sonho do hexacampeonato continua vivo.

Atlético 3 x 0 Itabirito

Atlético:Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco (Fausto Vera, aos 23’ do 2ºT), Gabriel Menino, Gustavo Scarpa (Júnior Santos, aos 23’ do 2ºT) e Rubens (Igor Gomes, aos 38’ do 2ºT); Cuello (Bernard, aos 36’ do 2ºT) e Hulk (Deyverson, aos 36’ do 2ºT)
Técnico: Cuca

Itabirito:Rodolfo; Cesinha, Luanderson, Jamerson e Bryan; Crecci, Lissandro (Alisson, aos 40′ do 2ºT) e David Lucas (Bruno Menezes, aos 25’ do 2ºT); Léo Reis (Levine, aos 48′ do 2ºT), Ramon (Alessandro Vinicius, aos 40′ do 2ºT) e Luan (Jô, aos 40′ do 2ºT)
Técnico: Ricardo Drubscky

Gols: Cuello, aos 42’ do 1ºT; Hulk, aos 14’ do 2ºT e Deyverson, aos 47′ do 2ºT
Cartões amarelos: Lissandro

Motivo: oitava rodada do Campeonato Mineiro
Data: 12/2/2025 (quarta-feira)
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Magno Arantes Lira e Marcyano da Silva Vicente
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Público: 25.607
Renda: R$ 890.849,39