CAMPEONATO BRASILEIRO

O Atlético não consegue embalar no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (28/9), o time mineiro foi a Campinas e perdeu por 2 a 1 para o Palmeiras no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela 28ª rodada da competição. 

 O Galo teve atuação distante daquela que levou o clube à semifinal da Copa Libertadores e viu o rival marcar dois gols de pênalti, ambos com o meia Raphael Veiga. Hulk chegou a empatar com um golaço de falta, mas não conseguiu evitar a derrota alvinegra.

O revés deixa o Atlético na nona posição, com 36 pontos, sendo que o Vasco ainda pode ultrapassá-lo nesta rodada. Com campanha irregular, a equipe tem duas vitórias e três derrotas nos cinco últimos jogos.

Já o Palmeiras assume a liderança do campeonato, com 56 pontos – mesmo número do vice-líder Botafogo, que agora tem um jogo a menos. O Verdão chegou à sexta vitória consecutiva na Série A.

Próximos jogos de Palmeiras e Atlético

O Palmeiras visitará o RB Bragantino na próxima rodada do Brasileiro. A partida está marcada para sábado (5/10), às 16h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Já o Atlético volta às atenções para o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Vasco, neste meio de semana, na Arena MRV. O duelo ainda não tem data marcada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O próximo compromisso do Galo pela Série A será contra o Vitória, no sábado, às 16h30, na Arena MRV.

Palmeiras x Atlético: o jogo

Weverton sofreu um susto logo no primeiro lance, quando Deyverson acertou a mão do goleiro, que recebeu atendimento, mas permaneceu em campo. O jogo ficou paralisado por quatro minutos e, quando a bola rolou, era o Palmeiras quem dominava as ações. 

O time paulista chegou a abrir o placar com Murilo, aos 7’, mas o árbitro Bruno Arleu de Araújo sinalizou falta de Fabinho em Everson.

O gol anulado não diminuiu o ímpeto dos donos da casa, que seguiram com maior posse de bola. Giay e López tiveram boas chances para marcar, mas pararam em Rubens e Everson, respectivamente.

O Atlético, por sua vez, não conseguia repetir a bela atuação do jogo passado. Com muitos desfalques, a equipe priorizava a defesa e pouco ameaçava a defesa adversária.

Nesse momento, o vento chamava atenção em Campinas, influenciando diretamente na velocidade e dinâmica da bola. Em campo, o Palmeiras seguia levemente melhor e teve mais duas chances com López, que parou em novas defesas de Everson.

O Galo focava nos lançamentos pelas laterais, mas não obtinha sucesso. A equipe finalizou pela primeira vez apenas aos 41’, com Fausto Vera, mas sem perigo.

 Em jogada ensaiada, Giay recebeu dentro da área e foi derrubado por Igor Gomes: pênalti para o Palmeiras. Veiga foi para a bola e finalizou forte para abrir o placar aos 46’: 1 a 0.

Segundo tempo

O Atlético voltou com uma postura mais agressiva, mas apresentava poucas armas ofensivas. Neste sentido, Hulk não conseguia sustentar a pressão dos zagueiros e frequentemente errava passes, o que dificultava os ataques alvinegros.

 Outro ponto abaixo da média era a saída de bola do time mineiro. Já o Palmeiras fazia uma marcação impecável e cedia poucos espaços para o rival.

 Diante disso, o auxiliar técnico Leandro Ávila alterou a configuração do ataque atleticano. Cadu entrou na ponta direita, no lugar de Scarpa, enquanto Arana entrou na vaga de Igor Gomes, o que deixou o Atlético em um 4-4-2 e não mais do 3-5-2 no momento ofensivo.

 Aos 22’, Deyverson sofreu falta na entrada da área. Hulk acertou o ângulo e não deu chances para Weverton: 1 a 1. Com o golaço, o atacante igualou Diego Tardelli como maior artilheiro do Atlético no século, com 112 gols.

 A partir disso, o Palmeiras retomou o protagonismo da partida e chegou a perder grande chance com Felipe Anderson. Aos 38’, brilhou a estrela de Abel. Dudu, que havia acabado de entrar, sofreu pênalti de Rubens logo no primeiro toque na bola. Veiga, mais uma vez, não desperdiçou: 2 a 1.

 Nos minutos finais, o Atlético sequer conseguiu pressionar e saiu derrotado em Campinas.

Palmeiras 2 x 1 Atlético

Palmeiras:Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Fabinho (Dudu, aos 36’ do 2ºT) e Maurício (Rony, aos 28’ do 2ºT); Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 46’ do 2ºT), Felipe Anderson (Lázaro, aos 28’ do 2ºT) e Flaco López (Vitor Reis, aos 46’ do 2ºT)
Técnico: Abel Ferreira

Atlético: Everson; Bruno Fuchs, Battaglia, Junior Alonso e Rubens (Alan Kardec, aos 46’ do 2ºT); Fausto Vera, Alan Franco, Gustavo Scarpa (Guilherme Arana, aos 15’ do 2ºT) e Igor Gomes (Cadu, aos 15’ do 2ºT); Hulk e Deyverson (Vargas, aos 34’ do 2ºT)
Técnico: Leandro Ávila (Milito suspenso)

Gols: Veiga, aos 46’ do 1ºT e aos 40’ do 2ºT; Hulk, aos 22’ do 2ºT
Cartões amarelos: Fabinho e Murilo; Rubens e Igor Gomes

 Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 28/9/2024 (sábado)
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP

 Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)