Um jogo em que o futebol ficou de lado e foi tomado pelas decisões polêmicas da arbitragem. Assim foi o empate por 0 a 0 entre Internacional e Atlético neste domingo (2/11), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O árbitro Alex Gomes Stefano precisou recorrer ao VAR em três oportunidades ao longo dos 90 minutos e, em todas, mudou de ideia. Ele expulsou o zagueiro Vitor Hugo, com16 minutos de jogo, e anulou o pênalti no atacante Rony e o cartão vermelho de Alan Patrick no segundo tempo. 

 Em campo, o Atlético fez um primeiro tempo seguro, ainda que com alguns sustos. O time demonstrou cansaço na segunda etapa, recuou as linhas de marcação e viu o Inter pressionar, mas contou com belas defesas de Everson para segurar o empate. Com o resultado, o Galo se manteve na 13ª posição, com 37 pontos – seis a mais do que o Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento. Já o Internacional segue em 15º lugar, com 36 pontos. 

Os próximos jogos de Inter e Atlético

O Inter voltará a campo na quarta-feira (5/11), às 19h, quando enfrentará o Vitória no Barradão, em Salvador-BA, pela 32ª rodada do Brasileiro.

 No mesmo dia, também pela Série A, o Atlético receberá o Bahia às 20h, na Arena MRV. 

Inter x Atlético: o jogo

O Atlético entrou em campo com atletas realizando diferentes funções: acostumados com o meio-campo, Alan Franco e Alexsander eram os alas no momento defensivo. Outra novidade foi o retorno do atacante Hulk ao time titular.

Os cinco primeiros minutos, no entanto, foram de domínio dos donos da casa. O Inter trabalhava bem a bola e a retomava com facilidade, mas sem criar grandes oportunidades até então.

A grande dificuldade do Galo nesse começo era sair da defesa, com menos de 20 passes nos primeiros 10 minutos – contra os mais de 100 do Inter. E o cenário ficou ainda pior aos 16’, quando o árbitro expulsou o zagueiro Vitor Hugo por entrada no atacante Rafael Borré, após revisão do VAR.

Com isso, o técnico Jorge Sampaoli sacou o atacante Dudu para a entrada de Ruan para repor o sistema defensivo. A partir disso, o jogo ficou mais lento, com muitas faltas, e o Inter viu o ritmo cair apesar de ter um atleta a mais em campo.

Em uma rara jogada de ataque, o atacante Rony recebeu pela direita da grande área, foi tocado nas costas por Bernabei e caiu. O árbitro marcou pênalti no primeiro momento, mas mudou de ideia após revisar o lance por nova recomendação do VAR.

A marcação levou o banco do Atlético à nova indignação. Sampaoli, que já estava nervoso, não parou de reclamar e foi expulso.

O Inter só conseguiu fazer valer a superioridade numérica nos minutos finais do primeiro tempo. Vitinho quase marcou, mas Alan Franco tirou em cima da linha. Já Tabata exigiu bela defesa de Everson em chute de fora da área. O Galo foi para o intervalo comemorando o resultado, mas indignado com a arbitragem.

galointer2.png

Jogadores do Atlético em duelo com Internacional(foto: Pedro Souza / Atlético)


 Segundo tempo

 Ambos os times voltaram com mudanças para o segundo tempo. Sampaoli tirou Hulk e Fausto Vera para as entradas de Natanael e Caio. Com isso, adiantou Alexsander e Rony e voltou com Alan Franco para o meio-campo. Já Ramón Diáz sacou o zagueiro Juninho para a entrada do atacante Carbonero para ter mais jogadores ofensivos.

 O Inter continuou pressionando, com longas posses. Um dos artifícios usados seguia sendo as finalizações de fora da área. 

 Aos 16’, o árbitro voltou a mostrar um cartão vermelho, dessa vez para o meia Alan Patrick. No entanto, mudou de ideia após rever a falta do meia no zagueiro Junior Alonso.

 Era uma partida picotada, com muitas faltas. Bernard e Reinier entraram nos lugares de Igor Gomes e Alexsander, enquanto o jovem atacante Mathias foi acionado na vaga de Tabata pelo Colorado. Na teoria, ambos os times ficariam mais ofensivos.

 As duas equipes queriam se afastar de vez do Z4, e o empate não ajudava nenhum dos lados. Neste cenário, o Inter se lançou ao ataque empurrado pela torcida.

 E nisso apareceu a estrela de Everson. O goleiro fez duas belas defesas por volta dos 30 minutos e ajudava o Atlético a segurar o empate. 

 O Colorado seguia no campo de ataque, mas o alvinegro demonstrava bom poder de marcação para neutralizar as jogadas do adversário. Fim de jogo com certo alívio dos visitantes e frustração por parte dos mandantes.

Internacional 0 x 0 Atlético

Internacional:Ivan; Bruno Gomes, Vitão, Mercado, Juninho (Carbonero, no intervalo) e Bernabei; Thiago Maia e Alan Patrick; Bruno Tabata (Mathias, aos 19’ do 2ºT), Vitinho (Gustavo Prado, aos 40′ do 2ºT) e Rafael Borré
Técnico: Ramón Díaz

Atlético;Everson; Saravia, Vitor Hugo e Junior Alonso; Fausto Vera, Alan Franco (Natanael, no intervalo) Alexsander (Reinier, aos 24’ do 2ºT) e Igor Gomes (Bernard, aos 15’ do 2ºT); Dudu (Ruan, aos 18’ do 1ºT), Rony e Hulk (Caio, no intervalo)
Técnico: Jorge Sampaoli

Gols: –

Cartões amarelos: Bruno Gomes, Juninho, Bernabei, Alan Patrick, Mercado, Borré e Carbonero; Everson, Bernard, Alonso e Ruan

Cartão vermelho: Vitor Hugo, aos 16’ do 1ºT; Sampaoli, aos 35’ do 1ºT;

Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 2/11/2025 (domingo)
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre-RS

Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)