O Atlético não conseguiu superar a ausência de jogadores importantes e perdeu por 2 a 0 para o São Paulo na noite deste domingo (24/8), no Morumbis. O time teve uma atuação monótona, pouco criou e levou gols do meio-campista Pablo Maia e do atacante Gonzalo Tapia em jogo pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Visando o clássico contra o Cruzeiro, o Galo foi a campo com apenas três titulares: o goleiro Everson, o volante Alan Franco e o atacante Rony. Sem peças importantes, o alvinegro voltou a ter um desempenho ruim e foi controlado pelo adversário na maior parte do jogo. 

Essa foi a quinta derrota do Atlético em sete compromissos desde a volta da competição. De quebra, o clube ainda vê cair uma invencibilidade de 11 jogos diante do time paulista. O São Paulo, por sua vez, chegou a oito jogos invicto na Série A.

Com o resultado, o tricolor fica em 7º lugar, com 32 pontos. Já o alvinegro é o 12º colocado, com 24 pontos.

Quais são os próximos jogos de São Paulo e Atlético?

O São Paulo voltará a campo no próximo sábado (30/8), às 21h, quando enfrentará o Cruzeiro no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileiro. 

 A Raposa também é a próxima adversária do Atlético. Os rivais medem forças pela ida das quartas de final da Copa do Brasil na quarta-feira (27/8), às 19h30, na Arena MRV.

 Pela Série A, o Galo terá pela frente o Vitória. A partida está marcada para o próximo domingo (31/8), às 18h30, no Barradão, em Salvador-BA.

São Paulo x Atlético: como foi o jogo?

Com um time bem modificado, o Atlético iniciou a partida com uma proposta mais reativa, enquanto o São Paulo tomava as rédeas no duelo. Apesar disso, era um  jogo equilibrado e muito parado no meio-campo.

O tricolor demonstrava muita intensidade na marcação, mas o Galo até conseguia escapar em alguns lances – ainda que sem gerar muito perigo. Aos 22’, os donos da casa trabalharam bem a bola, e Pablo Maia abriu o placar na primeira finalização a gol da equipe: 1 a 0.  

O gol não mudou muito o cenário da partida. Os mineiros seguiram tentando explorar os contra-ataques, mas os paulistas tinham mais a posse de bola e conseguiam marcar presença no campo ofensivo.

Aos 36’, Ferreirinha disparou em velocidade e parou em Everson, que fez ótima defesa. O lance era um reflexo da partida nos 15 minutos finais do primeiro tempo, que foram dominados pelos mandantes. 

Aos 42’, Crespo ainda teve que acionar o meia Rodriguinho após lesão de Marco Antônio – um dos destaques do  time na temporada.

Com muita marcação, o jogo foi truncado na maior parte do tempo. O Atlético apresentou muita dificuldade na saída de bola e viu o adversário ser superior. Nos acréscimos, o Galo chegou a marcar com Vitor Hugo, mas o gol foi anulado por impedimento.

Segundo tempo

Cuca acionou Alexsander no lugar de Reinier na volta do intervalo. Com isso, Igor Gomes foi adiantado em campo. A mudança não surgiu efeito nos primeiros minutos, e o Atlético continuava com dificuldades na criação de jogadas.

Nos momentos seguintes, o alvinegro conseguiu controlar um pouco mais a partida. Pelo outro lado, o São Paulo baixou as linhas e, sem Marcos Antônio, ficava menos com a bola.

O jogo tinha poucas emoções. Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, as equipes sequer finalizaram a gol. 

Nesse cenário, Scarpa e Biel entraram nas vagas de Franco e Júnior Santos pelo lado do Atlético, enquanto Luciano foi acionado na vaga de Ferreirinha no tricolor. A partir disso, o São Paulo melhorou, voltou a trocar mais passes no campo ofensivo e a subir a marcação.

 O tricolor pressionava no campo de ataque e roubava a bola com facilidade, enquanto o Galo mal conseguia chegar à área adversária. Aos 35’, Gonzalo Tapia mostrou estrela e fez valer a melhor do time na partida ao ampliar de peixinho: 2 a 0.

No fim, restou ao São Paulo administrar o resultado. O Atlético até acertou o travessão em cobrança de falta de Scarpa, mas parou nisso. O time deixou o Morumbis com o alerta ligado no Brasileiro!

São Paulo 2 x 0 Atlético

São Paulo:Rafael; Cédric, Alan Franco, Ferraresi, Sabino e Enzo Díaz; Marcos Antônio (Rodriguinho, aos 42’ do 2ºT), Pablo Maia e Bobadilla; Ferreirinha (Luciano, aos 18’ do 2ºT) e André Silva (Tapia, aos 33’ do 2ºT)
Técnico: Hernán Crespo

Atlético:Everson; Gabriel Menino (Iseppe, aos 42′ do 2º), Ivan Román, Vitor Hugo e Caio; Fausto Vera, Alan Franco (Gustavo Scarpa, aos 21’ do 2ºT), Igor Gomes (Natanael, aos 30’ do 2ºT) e Reinier (Alexsander, no intervalo); Júnior Santos (Biel, aos 21’ do 2ºT) e Rony
Técnico: Cuca


Gols: Pablo Maia, aos 22’ do 1ºT, e Gonzalo Tapia, aos 35’ do 2ºT
Cartões amarelos: Enzo; Everson e Igor Gomes

Data: 24/8/2025 (domingo)
Estádio: Morumbis, em São Paulo-SP
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)