O Atlético caminhava para mais para uma derrota, mas contou com o brilho dos atacantes Dudu e Hulk para arrancar o empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle nesta quarta-feira (21/10). Após sofrer gol em pênalti polêmico, o Galo igualou o placar já nos acréscimos no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador, e ganhou confiança na busca por uma vaga na final da Copa Sul-Americana. 

O time mineiro saiu atrás no placar após o árbitro colombiano Carlos Betancur assinalar penalidade de Ruan em Mercado aos seis minutos do primeiro tempo. Na sequência, o alvinegro foi burocrático, pouco produziu e viu os donos da casa criarem as principais oportunidades.

Era um jogo morno, mas o Atlético melhorou levemente com as mudanças do técnico Jorge Sampaoli após o intervalo. Aos 47′, Dudu tabelou com Hulk e marcou o gol do empate – que teve gosto de vitória na altitude de Quito.

Com o resultado, o Galo pode se classificar à decisão da Sul-Americana com uma vitória simples no jogo de volta.

Os próximos jogos de Del Valle e Atlético

Los Rayados não terão nenhum compromisso antes do reencontro com o Atlético. Já o time mineiro enfrentará o Ceará no sábado (25/10), às 16h, na Arena MRV, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Quando Del Valle e Atlético voltam a se enfrentar?
O jogo de volta entre Del Valle e Atlético será disputado na próxima terça-feira (28/10), às 21h30, na Arena MRV.

Independiente Del Valle x Atlético: como foi o jogo?
O Atlético entrou em campo com novidades em relação aos últimos jogos: Gabriel Menino, Ruan e Alan Franco entraram nas vagas de Saravia, Dudu e Fausto Vera. Com isso, Menino foi o responsável por ser o ala pela direita, enquanto Guilherme Arana ocupou o corredor do outro lado.

Logo aos 6’, Mercado caiu na área atleticana após tentar finalizar e acertar a perna de Ruan. O árbitro Carlos Betancur marcou pênalti, foi chamado pelo VAR, mas manteve a polêmica decisão. O meia Sornoza foi para a bola e acertou o ângulo direito de Everson para abrir o placar: 1 a 0.

Atrás do placar, o Galo conseguiu conter os ânimos e tentava trabalhar mais a posse de bola. O time até chegava à intermediária ofensiva, mas parava nisso. 

Era um jogo de pouca inspiração da equipe mineira: sem intensidade tanto na frente quanto na defesa. Do outro lado, o Del Valle também não tinha grande atuação, mas encontrava mais caminhos no ataque e não cedia tantos espaços ao alvinegro.

O primeiro lance de maior perigo do Atlético ocorreu aos 23’, quando Scarpa finalizou de fora da área e exigiu boa defesa de Villar. Menino, pouco depois, também arriscou de longe, mas exagerou na força.

O Del Valle não deixou barato e assustou a meta de Everson com quatro finalizações em quatro minutos. Os donos da casa cresceram na partida e pressionavam o Galo em busca do segundo gol. 

Bernard até teve boa chance para empatar aos 42’, mas desperdiçou. O Atlético fez um primeiro tempo ruim, com muitos passes errados e sem conseguir se postar no campo de ataque por períodos mais longos. 

O segundo tempo

O cenário não mudou na volta do intervalo. Faltava ímpeto ao Atlético, tanto coletivamente quanto individualmente. Um dos principais jogadores da equipe, o meia Gustavo Scarpa fazia partida apagada, levou cartão amarelo e está fora do jogo de volta. Natanael, que entrou na vaga de Menino, também não entregou algo diferente.

Bernard voltou a produzir boa oportunidade aos 15’, mas parou em Villar. O meia deixou o campo logo na sequência para a entrada de Dudu.

O panorama seguiu o mesmo pelo lado do Galo. Os donos da casa, por sua vez, ameaçavam menos e pouco criavam. Era um jogo morno de ambos os lados.

Insatisfeito com a atuação da equipe, Sampaoli promoveu as entradas de Biel e Hulk aos 27′. O alvinegro melhorou um pouco, mas ainda sem grandes jogadas. De toda forma, era superior ao Del Valle, que produziu ainda menos na segunda etapa.

No fim do jogo, outro lance polêmico: Hulk foi derrubado na área do Del Valle e pediu pênalti, mas o árbitro não marcou. O Atlético não desistiu e, contou com belo passe de Hulk para Dudu marcar o gol do empate em Quito.

Independiente del Valle 1 x 1 Atlético
Independiente del Valle
Villar; Fernández, Schunke, Velasco (Zárate, aos 18’ do 2ºT) e Cortéz; Alcívar, Mercado, Guagua (Lerma, aos 23’ do 2ºT) e Sornoza (Vásquez, aos 38′ do 2ºT); Hoyos (Mendéz, aos 38′ do 2ºT) e Spinelli
Técnico: Javier Rabanal

Atlético
Everson; Ruan, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana (Caio, aos 32’ do 2ºT); Alan Franco, Gabriel Menino (Natanael, no intervalo), Igor Gomes, Gustavo Scarpa (Biel, aos 27’ do 2ºT) e Bernard (Dudu, aos 17’ do 2ºT); Rony (Hulk, aos 27’ do 2ºT
Técnico: Jorge Sampaoli

Gols: Sornoza, aos 10’ do 1ºT; e Dudu, aos 47′ do 2ºT
Cartões amarelos: Sornoza e Cortéz; Ruan, Scarpa e Natanael

Motivo: ida da semifinal da Copa Sul-Americana
Data: 21/10/2025 (terça-feira)
Estádio: Banco Guayaquil, em Quito-EQU

Árbitro: Carlos Betancur (Colômbia)
Assistentes: Richard Ortiz (Colômbia) e Miguel Roldán (Colômbia)
VAR: Heider Castro (Colômbia)