O Atlético inaugurou na manhã desta terça-feira (29/4), na esplanada da Arena MRV, a escultura Galo Inox Aperam, monumento de oito metros de altura e 13 toneladas. A escultura, de autoria do arquiteto Joel Lima, é um presente da Aperam para o Atlético. A empresa é a maior produtora de inox da América Latina. “O projeto é muito legal pela forma como surgiu. Queria agradecer a Aperam por esse presente para a Arena e a torcida do Galo. Será um marco para a Arena”, iniciou Bruno Muzzi, CEO do Atlético, na cerimônia de inauguração do monumento.

Inspirações para a escultura

Muzzi ainda explicou como surgiu a iniciativa em conversas com Frederico Ayres Lima, CEO da Aperam South America. Para a contrução do monumento atleticano, o dirigente se inspirou em famosas esculturas em estádios como a do Tottenham, da Premier League, e do Atlanta Falcons, da NFL. “Fred me procurou em 2021 para alguma parceria com a arena. A ideia inicial era colocar inox nas barras de guarda-corpos, mas não foi possível, pois já tínhamos encomendado. Aí pensei em uma escultura, mandei duas imagens, uma do Tottenham e um do Atlanta Falcons, uma águia que fica no meio da esplanada do estádio do Atlanta. Após quatro anos, está realizado o projeto. Um galo inox maravilhoso”, comemorou o CEO do Atlético.

Diversos torcedores acompanharam de perto o evento na esplanada ao som da charanga do Galo. “É simplesmente incrível! A estátua mostra a imponência do nosso Galo e vai botar aquela pressão nos visitantes que chegarem aqui. Todo mundo vai querer tirar foto, até da torcida rival. É monumento de BH agora!”, comentou o torcedor Mateus Costa Ferreira, de 42 anos.

Reabertura da Arena MRV

A escultura será uma atração a mais da Arena MRV, que está fechada para instalação do gramado sintético e outras melhorias estruturais. O objetivo do Galo é retornar ao estádio em 11 de maio, em compromisso contra o Fluminense pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.