CAMPEONATO BRASILEIRO

O Atlético até competiu bem no Maracanã, mas falhou na bola aérea e foi derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo neste domingo (27/7), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com novo esquema tático, o Galo neutralizou os donos da casa por um bom período, mas viu o zagueiro Léo Ortiz marcar o gol da vitória rubro-negra aos 29’ do segundo tempo.

A equipe mineira entrou em campo com três zagueiros e dois alas, formação inédita em 2025. A ideia funcionou no primeiro tempo, e o alvinegro só não abriu o placar porque o atacante Rony perdeu grande oportunidade.

Na volta do intervalo, o ritmo dos dois times diminuiu. O Flamengo seguia com mais posse de bola, mas sem assustar a meta de Everson até que balançou a rede após jogada de bola parada.

Com o resultado, o time carioca assumiu a liderança do Brasileiro, com 36 pontos, dois a mais do que o vice-líder Cruzeiro. 

Apesar do desempenho melhor do que nos últimos jogos, o Atlético chegou a três partidas seguidas com derrota na competição.

Agora, a equipe em 13º lugar, com 20 pontos – cinco a mais do que o Santos, primeiro time no Z4.

Os próximos jogos de Flamengo e Atlético

Os rivais voltam a se enfrentar na quinta-feira, às 21h30, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. 

 Ambos os times entram em campo pela 18ª rodada da Série A no próximo domingo (3/8), às 20h30. O Atlético receberá o RB Bragantino na Arena MRV, enquanto o Flamengo visitará o Ceará na Arena Castelão.

Flamengo x Atlético: o jogo

O técnico Cuca escalou o Atlético com um diferente esquema tático para o confronto. O Galo entrou em campo com uma linha de cinco: Menino e Scarpa nas alas, Saravia, Rabello e Alonso por dentro.

 Com a bola, a estratégia era apostar na velocidade de Rony nas costas da linha de zaga rubro-negra. Em uma dessas jogadas, o atacante perdeu uma chance clara após falha de Rossi.

 Os donos da casa, por sua vez, tinham mais posse de bola – como de costume. A equipe comandada por Filipe Luís apostava na liberdade que os zagueiros tinham para avançar em campo e chegou a ameaçar o gol de Everson em finalização de Pedro.

 Era um jogo mais disputado. Se por um lado o Atlético não demonstrava muito brilho técnico (com exceção de Cuello), por outro competia bem taticamente no Maracanã. O time mineiro apostava nas transições e apresentava um desempenho bem melhor do que nas partidas anteriores.

 Em boa parte do primeiro tempo, os zagueiros do Flamengo ficaram trocando passes horizontais na intermediária. Com dificuldades para evoluir em campo, o time carioca viu o Galo ser mais intenso e efetivo em campo.

Jogo é decidido na bola parada

Após o intervalo, os times abaixaram a intensidade e fizeram um jogo mais parado nos 10 minutos iniciais. As defesas levavam a melhor sobre os ataques, e a bola ficava muito no meio de campo.

Muitas faltas e pouca aceleração por parte dos times deixavam o jogo mais truncado. Com isso, Filipe Luís decidiu apostar na velocidade de Luiz Araújo e Wallace Yan nas vagas de Plata e Arrascaeta. 

Com linhas de marcação bem baixas, o Atlético praticamente não atacava no segundo tempo. Apesar disso, era muito efetivo para neutralizar os ataques adversários.

Mas o Galo foi castigado ao falhar na bola aérea. Luiz Araújo cobrou falta lateral, e Léo Ortiz subiu sozinho para abrir o placar aos 29′: 1 a 0. 

Atrás no placar, o Atlético se lançou ao ataque. O time até conseguiu exigir uma defesa de Rossi, mas parou por aí. Derrota alvinegra no primeiro dos três jogos quase em sequência contra o Flamengo.

leoortizflamengo-comemoracao.jpg

Léo Ortiz (à esquerda) comemora gol pelo Flamengo

(foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Flamengo 1 x 0 Atlético

Flamengo:Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Viña (Cleiton, aos 42′ do 2ºT); Allan (Evertton, no intervalo) Jorginho e Arrascaeta (Luiz Araújo, aos 16’ do 2ºT); Plata (Wallace Yan, aos 16’ do 2ºT), Bruno Henrique e Pedro (Juninho, aos 32’ do 2ºT)
Técnico: Filipe Luís

Atlético:Everson; Gabriel Menino (Júnior Santos, aos 22 do 2ºT), Saravia (Igor Gomes, aos 33’ do 2ºT), Igor Rabello, Junior Alonso e Gustavo Scarpa; Fausto Vera (Natanael, no intervalo) e Alan Franco; Rony (Biel, aos 33’ do 2ºT), Cuello (Bernard, aos 38’ do 2ºT) e Hulk
Técnico: Cuca

Gol: Léo Ortiz, aos (29’ do 2ºT)
Cartões amarelos: Allan, Pedro, Viña e Wallace Yan; Fausto Vera, Everson, Saravia e Hulk

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 27/7/2025 (domingo)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)