O elenco do Atlético é o que conta com maior número de jogadores de diferentes nacionalidades sul-americanas entre os times de Primeira Divisão da América do Sul. São sete países do continente representados no grupo alvinegro - recorde entre os 176 clubes de elite dos dez filiados à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Navegue no mapa acima e veja, em detalhes, as informações por equipe.
O levantamento foi feito pelo Superesportes, com base no cruzamento de dados disponibilizados por clubes e sites especializados, como OGol, Transfermarkt e Soccerway. Para chegar aos resultados, a reportagem analisou os elencos de 24 clubes argentinos, 14 bolivianos, 20 brasileiros, 16 chilenos, 20 colombianos, 16 equatorianos, 12 paraguaios, 18 peruanos, 16 uruguaios e 20 venezuelanos.
O mais sul-americano da América do Sul
No Atlético, são sete jogadores estrangeiros, de seis nacionalidades diferentes. São dois uruguaios (o meia David Terans e o lateral-esquerdo Lucas Hernández), um colombiano (o atacante Yimmi Chará), um paraguaio (o volante Ramón Martínez), um venezuelano (o meia Otero), um equatoriano (o meia Cazares) e um argentino (o centroavante Franco Di Santo). Apenas três países não estão representados no elenco alvinegro: Bolívia, Chile e Peru.
Dos estrangeiros do elenco, cinco podem conquistar a Copa Sul-Americana pelo Atlético. Contratados recentemente, Lucas Hernández e Ramón Martínez já disputaram a competição por Nacional-URU e Guaraní-PAR, respectivamente. Portanto, não podem defender as cores alvinegras no torneio.
Franco Di Santo, apresentado como reforço do Atlético no início de agosto, ainda não foi inscrito na Sul-Americana. A tendência é que ele faça parte da lista a partir da semifinal, caso a equipe elimine o La Equidad-COL nas quartas de final. As equipes se enfrentam no duelo de ida nesta terça-feira, a partir das 21h30, no Independência.
A lista
Há equipes de elite no continente que possuem mais jogadores estrangeiros no elenco que o Atlético. Nenhuma, porém, tem mais países sul-americanos representados no grupo de atletas.
O Always Ready-BOL, sexto colocado do Campeonato Boliviano, tem jogadores de oito países no elenco - um a mais que o Atlético. Porém, conta com representantes de outros continentes no grupo: África (Nigéria e Camarões) e Nicarágua (América Central).
Logo abaixo do Atlético no número de países sul-americanos representados estão os elencos de Universidad de Concepción-CHI, Racing-ARG, Vélez Sarsfield-ARG e Santos. As quatro equipes possuem jogadores de seis nacionalidades.