CUSTOU CARO

O Atlético estreou no Brasileirão com derrota para o Vasco por 2 a 1, na noite deste sábado (15), no Mineirão lotado. O time alvinegro foi surpreendido pelos cariocas que marcaram os dois tentos com menos de 10 minutos de bola rolando. Ainda na primeira etapa, Mauricio Lemos marcou o único gol alvinegro na partida. 

Na próxima rodada, o Galo vai encarar o Santos no próximo domingo (23), às 16h, na Vila Belmiro. Porém, antes do duelo, o time alvinegro tem um compromisso pela Libertadores, na terça-feira (18), às 21h, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada.

Antes do apito inicial, os jogadores prestaram homenagem com um minuto de aplausos em referência ao Rei Pelé, morto em dezembro de 2022. As braçadeiras dos capitães e a moeda de

Com a bola rolando, o Vasco iniciou de maneira avassaladora e abriu o placar sobre o Atlético com apenas três minutos de jogo. Após cobrança de falta de Gabriel Pec, pela direita, direta para o gol, Andrey Santos, sem marcação, desviou a bola de cabeça, antes dela morrer no fundo das redes. Após o revés, a torcida alvinegra passou a cantar mais forte ainda para empurrar o time em busca do empate.

Mas foi o time vascaíno que ampliou o marcador. Aos 9, após cobrança de lateral na grande área, a bola sobrou para Lucas Piton que bateu cruzado, errando o chute, mas a pelota acabou encontrando Gabriel Pec na área que só desviou a batida para o gol, fazendo o segundo do time carioca na partida. Essa foi a terceira finalização do Vasco no confronto, sendo duas terminando com êxito.

O Galo só foi chegar com perigo aos 17 minutos quando Paulinho bateu cruzado, obrigando o goleiro Léo Jardim pular e espalmar a bola para o meio da área, porém, nenhum jogador atleticano aproveitou o rebote.

Aos 33, o artilheiro Hulk soltou a bomba em cobrança de falta próxima à grande área, mas Léo Jardim novamente evitou o que seria o primeiro gol alvinegro, mandando a bola para escanteio. Na cobrança, o arqueiro defendeu à queima-roupa a bola desviada de Paulinho.

Na reta, o Galo teve mais uma chance de marcar o primeiro após Hyoran tabelar com Saravia na entrada da área e o lateral sair cara a cara com Léo Jardim que salvou mais uma vez, se tornando o nome do jogo nestes primeiros 45 minutos. Tanto é que nos acréscimos, fez mais uma bela defesa após cabeceio certeiro de Jemerson no canto esquerdo alto do arqueiro.

A pressão alvinegra surtiu efeito. Aos 49 minutos, após cobrança de falta da intermediária, a bola sobrou viva na grande área nos pés do zagueiro Maurício Lemos que bateu firme e, dessa vez, Léo Jardim foi buscar a bola no fundo do gol, na última boa oportunidade do primeiro tempo.

Como no primeiro tempo, os mais de 34 mil atleticanos soltaram a voz nas arquibancadas para apoiar o time em campo que batalhava pelo gol da igualdade. Só que o Vasco recuou na defesa o que dificultou ainda mais as ações alvinegras. E essa foi a dinâmica de todo o segundo tempo. Nos minutos finais o Galo ainda teve duas boas oportunidades para empatar o confronto, mas pararam nas mãos de Léo Jardim.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO 1x2 VASCO
Atlético 
Everson; Saravia (Mariano), Jemerson, Maurício Lemos e Rubens (Patrick); Otávio (Edenílson), Zaracho, Hyoran (Pedrinho) e Pavón (Isaac); Paulinho  e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet

Vasco
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor); Rodrigo, Andrey Santos (Barros), Jair (Galarza) e Gabriel Pec (Figueiredo); Alex Teixeira (Marlon Gomes) e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri.

Motivo: 1ª rodada do Brasileirão
Data: 15 de abril de 2023 (sábado)
Local: Neo Química Arena, São Paulo

Árbitro: Raphael Claus, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Luanderson Lima dos Santos
VAR: Daiane Muniz
Cartão Vermelho: Maurício Barbieri (Vasco)
Cartões amarelos: Pavón, Saravia, Otávio, Zaracho, Hulk, Maurício Lemos (Atlético); Andrey Santos, Pedro Raul, Robson, Gabriel Pec, Rodrigo (Vasco)

Gol: Maurício Lemos, aos 49 minutos do 1° tempo (Atlético); Andrey, aos 3; Gabriel Pec, aos 9 minutos do 1° tempo (Vasco)