A medida, se, por um lado, facilita o deslocamento dos atletas, também vai mudar a dinâmica de relacionamento com a imprensa

Os clubes mineiros Atlético e Cruzeiro, em breve, terão acesso ao embarque no Aeroporto Internacional de Confins por uma entrada específica com acesso a uma sala VIP. O mesmo vai estar disponível no momento do desembarque dos jogadores e das comissões técnicas. A iniciativa resulta de uma proposta feita pela BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, e foi bem recebida por ambas as equipes.

A medida, se, por um lado, facilita o deslocamento dos atletas, também vai mudar a dinâmica de relacionamento com a imprensa, que, de agora em diante, poderá não conseguir falar com os jogadores no desembarque das viagens. Essa decisão foi confirmada pela assessoria de imprensa do Atlético em um grupo de WhatsApp com repórteres que cobrem o Galo. Assim, nem no aeroporto nem dentro da Cidade do Galo após a chegada a Belo Horizonte haverá concessão de entrevistas.

A mensagem postada pela assessoria foi a seguinte: “Quando a delegação chegar em BH, todos os atletas vão para a Cidade do Galo. De lá eles irão para suas casas. Na saída do CT, se algum jogador quiser parar para atender a imprensa, está liberado normalmente. Não haverá entrevistas dentro da Cidade do Galo”, diz a mensagem.

Marco Antônio Lage, vice-presidente executivo do Cruzeiro, por sua vez, ressaltou que o objetivo dessa medida não é evitar o contato com os jornalistas. “Essa mudança, inclusive, vai poder permitir, eventualmente, uma relação com a imprensa de maneira mais organizada e profissional. A intenção desse trabalho é dar mais conforto para os atletas e também, eventualmente, para a imprensa”, afirma Lage, que, em seguida, avalia o novo procedimento como uma “evolução no tratamento dado aos clubes de futebol”.

“Essa forma de translado muitas vezes faz parte do processo de concentração do time. E esse tratamento mais exclusivo já acontece nos aeroportos europeus com alguns clubes de grande porte”, completa ele.

Segundo o Atlético, a BH Airport definiu, junto com o time que essas operações teriam início partir do dia 6 de maio. Já o Cruzeiro não definiu uma data, mas, de acordo com Lage, deverá acontecer “o mais breve possível, dependendo muito da estruturação preparada pela BH Airport”, diz vice-presidente executivo do Cruzeiro.

Por meio de nota, a BH Airport confirmou que o embarque e desembarque das delegações serão realizados em "área restrita".

"As tratativas com os clubes foram adotadas para preservar a normalidade das operações e o fluxo de passageiros nesses dias de maior movimentação, bem como assegurar o conforto, a tranqüilidade e a segurança de todos que transitam pelo Aeroporto incluindo os torcedores e profissionais de imprensa", reforça a concessionária.