Atlético e Cruzeiro confirmaram, nesta segunda-feira (29), que os clássicos realizados até 2025 serão disputados com torcida única destinada ao mandante do duelo. Pelas redes sociais, os arquirrivais celebraram o acordo que “visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas”. 

O acordo passa a valer a partir deste sábado (3), no confronto entre as equipes pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, às 19h30, na Arena MRV. Para o duelo, 100% da carga de ingressos será destinada à torcida alvinegra. 

Segundo a nota divulgada pelos clubes, no caso de eventuais jogos por torneios da Conmebol, os rivais se comprometem a "a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante".
A decisão em consenso das equipes é motivada pelos incidentes do último clássico do ano passado, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Atlético retirou as portas dos banheiros, inclusive dos femininos, e não disponibilizou itens de higiene pessoal, o que resultou em revolta da torcida do Cruzeiro e muitas críticas. 

O Cruzeiro, por sua vez, teve que arcar com as depredações realizadas por alguns torcedores celestes. Cadeiras, catracas e outros itens da Arena MRV foram danificados. 

Após os dois anos do acordo firmado pelos rivais, os clubes se comprometeram a aprofundar no assunto do clássico e desenvolver uma melhor maneira para lidar com o maior espetáculo do futebol mineiro. 

Cruzeiro e Atlético celebraram acordo para que haja torcida única nos clássicos das temporadas 2024 e 2025, válidos pelas competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol. 
No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante.

A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais.

*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond