Atlético e Cruzeiro fizeram um acordo para que o clássico do próximo domingo (25/1), 18h (de Brasília), na Arena MRV, aconteça de maneira tranquila para ambas as torcidas. O estádio atleticano voltará a receber torcedores celestes após mais de dois anos de torcida única. Na tarde desta sexta-feira (23/1), ambas as diretorias participaram de uma reunião organizada pela Federação Mineirão de Futebol (FMF).

O encontro teve a presença do CEO do Galo, Pedro Daniel, do executivo de futebol da Raposa, Bruno Spindel, e do diretor de competições da FMF, Gabriel Cunha. Os dirigentes anunciaram que a Arena MRV passou por uma vistoria nesta tarde, com participação de funcionários dos dois clubes. O objetivo é verificar a situação das instalações do estádio para a torcida do Cruzeiro.

"Nosso maior desafio aqui é poder entregar o melhor espetáculo possível para todos, visitante, mandante, para todos os torcedores. Agora à tarde está sendo feita uma vistoria em conjunto, Atlético e Cruzeiro. Mais importante do que o pré-jogo vai ser a entrega do estádio depois. Então, por isso, estamos fazendo todos os processos, todos os procedimentos em conjunto, para que a gente possa ir lá na segunda-feira na Arena e ver que está tudo igual como foi pré-jogo", disse Pedro.

Já Spindel agradeceu à diretoria alvinegra pela iniciativa. O gestor celeste também revelou outra medida para que a torcida do Cruzeiro tenha uma experiência melhor.

"Eles (Atlético) fizeram um esforço enorme de manutenção do setor visitante para poder receber da melhor forma possível a torcida do Cruzeiro. Acho que isso é a melhor das demonstrações da intenção da direção do Atlético para receber bem a torcida do Cruzeiro. Eles, inclusive, permitiram que funcionários do Cruzeiro estejam nos portões de acesso para receber bem a nossa torcida", celebrou.

Spindel também disse que o acordo costurado pelos clubes com a federação não vai se limitar ao Campeonato Mineiro. Ou seja, o objetivo das diretorias é que os clássicos voltem, em definitivo, a ter as duas torcidas nos estádios, independentemente do mando.

"A coisa mais bonita que tem do futebol e o espetáculo das torcidas. Nós, do Cruzeiro, estamos muito felizes do nosso torcedor poder estar presente, poder apoiar a equipe durante os 100 minutos, fazer a diferença fora do campo. Uma festa muito linda que eu tenho certeza que vai ser, que vai ser em paz e isso vai ser recíproco ao longo do ano. Isso é muito importante para a magia do futebol", declarou.

10% ou 50%?
Para este clássico, válido pela 5ª rodada do estadual, o time visitante terá a presença de 2.500 torcedores. O número é inferior aos 10% da capacidade da Arena MRV, que comporta pouco mais de 44 mil torcedores. O CEO do Atlético, Pedro Daniel, explica que isso se deve a uma recomendação da Polícia Militar de Minas Gerais.

"Eu liguei para o Pedrinho (dono da SAF do Cruzeiro), até falei com o Bruno (Spindel) depois, que a gente os receberia da maneira mais segura possível e confortável. E o laudo da PM, na verdade, libera 2.500 pessoas. Então, os 10% que a gente discute, na verdade, a gente tende a construir isso num médio prazo. Mas, neste momento, o laudo da PM permite 2.500 pessoas", esclareceu.