Dominante mesmo com diferentes estratégias, o Atlético contou com o brilho de Hulk para vencer o Vasco, por 2 a 0, na tarde deste domingo (21/7). Na 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o atacante marcou ambos os gols do triunfo do Galo na Arena MRV, em Belo Horizonte.Publicidade

Cada vez mais reforçado, o time de Gabriel Milito foi consistente defensivamente e criativo quando teve a bola diante do Vasco. Os gols de Hulk saíram ainda no primeiro tempo, quando o Atlético foi amplamente superior, dominou as iniciativas da partida e impediu qualquer ameaça dos cariocas.

Na segunda etapa, com as linhas de marcação mais baixas, o Galo demonstrou maturidade e organização para conservar o resultado. Atuação segura e eficiente para confirmar a sexta vitória no Brasileirão.

Com o resultado, o Atlético foi aos 25 pontos e assumiu a nona colocação na tabela de classificação – lugar anteriormente ocupado justamente pelo Vasco. Com 23 pontos, o clube carioca agora é o décimo colocado.

Próximos jogos de Atlético e Vasco

Com jogos da 19ª rodada adiados, Atlético e Vasco só voltarão a campo no próximo domingo (28/7), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partir das 16h, o Cruzmaltino visitará o Grêmio na Arena Condá, em Chapecó. Às 19h, o Galo receberá o Corinthians na Arena MRV.

Atlético x Vasco: o jogo

Atlético e Vasco demonstraram intensidade desde os minutos iniciais na Arena MRV. A partida começou com alternâncias na posse de bola, fortes disputas em duelos pelo chão e ambos os times buscando o protagonismo do confronto.

Em fase defensiva, o Galo ocupava o campo adversário em muitas oportunidades e buscava incomodar a saída de bola do Vasco, forçando erros rivais em zonas avançadas. A estratégia se mostrava efetiva.

Sem Arana, o Atlético tinha Paulinho aparecendo pelo lado esquerdo do campo em fase ofensiva. Como uma dupla, Otávio e Fausto Vera auxiliavam o trio Bruno Fuchs (direita), Battaglia (centro) e Junior Alonso (esquerda) na primeira fase de construção, com Alan Franco atuando um pouco mais adiantado.

Com o decorrer dos minutos, o time mineiro ganhava metros e passava a estabelecer um maior controle da posse de bola, “empurrando” o Vasco para trás. A partir de uma pressão pós-perda eficiente, o Galo também se protegia das tentativas de contra-ataque dos cariocas.

Até que, aos 26 minutos, uma bela trama ofensiva fez o Atlético abrir o placar. Uma inversão de jogo de Paulinho encontrou Scarpa com liberdade pela direita. O meio-campista contou com desvio para cruzar “na medida” para Hulk, que só teve o trabalho de cabecear para as redes: 1 a 0.

hulkigol2.jpeg

Hulk comemora gol pelo Atlético diante do Vasco na Arena MRV

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

 

O Galo seguia superior na partida, buscando formas de desestruturar o bloco defensivo adversário. Aos 38 minutos, Praxedes cometeu falha na saída de bola e acabou por entregar a posse para Hulk. O atacante saiu de cara para o gol, avançou e chegou a ser desarmado por Léo, mas contou com a sorte para ficar com a sobra e, com a meta livre, ampliar o placar: 2 a 0.

 A reta final confirmou um primeiro tempo de amplo domínio dos mandantes, que criaram outras novas chances de balançar as redes e assustaram o goleiro Léo Jardim. Atuação “perfeita” dos comandados de Gabriel Milito, que mostraram coordenação sem a bola e capacidade técnica e associativa nos momentos ofensivos.

hulkigol3.jpeg

Hulk teve gol livre em lance no qual também contou com a sorte diante do Vasco

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Segundo tempo

Em desvantagem, o Vasco iniciou a segunda etapa buscando dominar a posse de bola e construir mais tramas para ameaçar a meta defendida por Matheus Mendes – o que não conseguiu fazer nos 45 minutos iniciais. Precavido, o Atlético recuou levemente as linhas de marcação.

 O Galo cedeu a bola ao rival e, organizado defensivamente, aguardava pacientemente pelas oportunidades de contra-atacar. Apesar disso, os erros de passes nessas escapadas, especialmente, atrapalhavam a estratégia. A primeira boa chance veio somente aos 18 minutos, com avanço de Bernard pela direita e finalização de Scarpa de fora da área.

 O duelo ganhou em equilíbrio com o decorrer do tempo, já que o Atlético conseguiu estabelecer mais momentos com a posse de bola na Arena MRV. Nesse cenário, naturalmente, o Vasco novamente enfrentava dificuldades para criar oportunidades de finalizar.

 Na reta final, principalmente em virtude da reestreia do meia-atacante Philippe Coutinho, o Vasco se lançou para o “tudo ou nada”. O Cruzmaltino preencheu o campo de ataque, em busca do desconto no placar.

 Nada foi suficiente para penetrar na defesa do Galo. Eficiente e dominante, a equipe de Gabriel Milito confirmou novos três pontos no Campeonato Brasileiro deixando ótimas impressões ao torcedor.

ATLÉTICO 2 x 0 VASCO

Atlético:Matheus Mendes; Bruno Fuchs, Battaglia e Alonso; Fausto Vera (Paulo Vitor, aos 44min do 2°T), Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa (Lyanco, aos 40min do 2°T) e Bernard (Saravia, aos 21min do 2°T); Paulinho (Vargas, aos 40min do 2°T) e Hulk

Técnico: Gabriel Milito

Vasco:Léo Jardim; Paulo Henrique, Léo, Maicon e Lucas Piton; Hugo Moura (Sforza, aos 32min do 2°T), Mateus Carvalho (Zé Gabriel, aos 40min do 2°T) e Praxedes (Emerson Rodríguez, no intervalo); David (Alex Teixeira, aos 32min do 2°T), Adson (Philippe Coutinho, aos 21min do 2°T) e Vegetti

Técnico: Rafael Paiva

Motivo: 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 21/7/2024
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Publicidade

Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Gols: Hulk (Atlético, aos 26min e aos 38min do 1°T)
Cartões amarelos: Junior Alonso (Atlético); Hugo Moura (Vasco)