O Atlético anunciou, na tarde desta quinta-feira (12/2), a saída do técnico argentino Jorge Sampaoli, de 65 anos. A decisão se deu após reunião no início desta tarde na Cidade do Galo, em Vespasiano.

Segundo o Atlético, as partes “chegaram a um acordo” para o encerramento do trabalho. No compromisso contra o Itabirito, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, a partir das 19h deste sábado (14/2), a equipe alvinegra será comandada pelo auxiliar fixo Lucas Gonçalves.

O clube publicou nota nas redes sociais sobre o desligamento. No conteúdo, o Galo agradece e deseja sucesso ao comandante na sequência da carreira.

Na noite dessa quarta-feira (11/2), o Atlético teve atuação inconstante e empatou com o Remo em jogo maluco na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 3 a 3. O duelo foi disputado pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Primeira passagem de Jorge Sampaoli no Atlético (2020-2021)

Sampaoli deixou ótimas impressões esportivas no clube na primeira passagem e recebeu agradecimentos públicos da instituição pelo trabalho. Apesar disso, acumulou algumas desavenças no dia a dia de trabalho na Cidade do Galo, em Vespasiano, e foi pivô de polêmicas enquanto esteve à frente da equipe alvinegra.

 Ao todo, o argentino comandou o Atlético em 45 partidas entre 2020 e 2021, tendo somado 26 vitórias, nove empates e 10 derrotas – números traduzidos em aproveitamento de 63,7%. Na direção do Galo, conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro daquela temporada, apenas três pontos atrás do campeão Flamengo.

Segunda passagem de Sampaoli pelo Atlético (2025-2026)

Após pedidos da torcida do Atlético, a diretoria anunciou a contratação de Jorge Sampaoli em 2 de setembro de 2025. O Galo oscilou bons e maus momentos, mas ficou marcado pela frustrante final da Copa Sul-Americana. Em 22 de novembro, o clube perdeu para o Lanús nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato continental.

 Em 2025, foram oito vitórias, nove empates e sete derrotas em 24 partidas. Já em 2026, o time só conseguiu duas vitórias, sete empates e uma derrota. Ao todo, Sampaoli disputou 34 partidas pelo Atlético nessa segunda passagem com 10 vitórias, 16 empates e 8 derrotas, com aproveitamento de 45%.