Países terão 12 cidades sedes, tendo a Argentina 8 delas
Argentina, Paraguai e Uruguai oficializaram nesta segunda-feira (9) a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030, ano que marca o centenário da primeira edição da competição.
O anúncio foi realizado em um evento em Buenos Aires, no qual foi confirmado que a Copa terá 12 sedes para a disputa do torneio. O Uruguai e o Paraguai terão duas, enquanto a Argentina ficará com oito sedes.
"Já decidimos a quantidade de sedes que cada país terá. Começamos a trabalhar com a designação nas futuras sedes porque realmente creio que isto é fundamental para que possamos estar a altura das circunstâncias e que possamos nos tornar sedes do Mundial de 2030", disse Claudio Tapia, presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA).
Segundo Fernando Marín, coordenador argentino da candidatura tripla, o objetivo da iniciativa é acelerar as decisões para entregar à Fifa um plano mais completo de trabalho.
Além disso, os jogadores Lionel Messi e Luis Suárez foram os escolhidos como os principais garotos-propaganda da candidatura, que se apoiará no centenário da primeira edição, disputada em 1930 no Uruguai.
A sede da Copa do Mundo de 2030 será decidida somente em 2020, e a candidatura tripla de Argentina, Paraguai e Uruguai terá como prováveis concorrentes países europeus e a China.
Entre as próximas edições da competição, o Mundial de 2020 será sediado pelo Catar, enquanto o de 2026 tem como principal favorito uma candidatura tripla entre Estados Unidos, México e Canadá.(ANSA)