O próximo compromisso do América pela Série B do Campeonato Brasileiro é contra a Ponte Preta, neste sábado, às 19h, no Independência, pela 32ª rodada. No primeiro turno, o duelo entre as equipes marcou a arrancada alviverde na competição. Desde então, o Coelho deixou a zona de rebaixamento para brigar pelo acesso.
Antes do jogo contra a Macaca, considerado um divisor de águas, o América somava sete pontos, com uma campanha de uma vitória, quatro empates e sete derrotas (19,4% de aproveitamento).
Caso tivesse o desempenho de 71,9% desde o início do campeonato, o Coelho somaria 67 pontos e seria líder da Série B. O Bragantino, primeiro colocado da competição, tem 62, com um aproveitamento de 66,7%.
O América ocupa a quinta posição na tabela, com 48 pontos, um a menos que o Coritiba, quarto colocado, e a dois do Atlético-GO, no terceiro posto. Das sete partidas restantes do time alviverde no torneio, quatro serão dentro de casa.
Coelho quer embalar no Horto
Para entrar no G4, zona de classificação à elite do futebol nacional, o América precisa aproveitar a sequência de dois jogos dentro do Independência para somar pontos. Depois de enfrentar a Ponte Preta, o Coelho receberá o Paraná, às 20h30 de terça-feira. Para o atacante Júnior Viçosa, o time necessita tanto das vitórias em Belo Horizonte quanto fora de casa.
“Jogar em casa vem sendo um fator forte da nossa equipe, vem conquistando bons resultados. Mas a gente sabe que, independente desses quatro jogos em casa, temos que pontuar fora, porque, se a gente quiser o nosso objetivo, que é o acesso, temos que fazer mais pontos”, disse o centroavante.
Desde que assumiu o comando técnico, Felipe Conceição propôs um novo estilo de jogo ao time. Na opinião de Viçosa, a equipe precisa manter o nível de atuações para garantir o acesso à Série A. “Já nos adaptamos a jogar um jogo forte, intenso. Isso fez com que a nossa equipe saísse da zona de rebaixamento para brigar pelo G4. Acho que não tem o que mudar, é nessa pegada e, se possível, aumentar”.
O zagueiro Lucas Kal pensa da mesma forma que o colega. “Sabemos da dificuldade que vai ser até o final. Está tudo embolado, dois ou três times brigando, Paraná, Coritiba, Atlético-GO e a gente. Mas esperamos que possamos manter o que a gente vem fazendo nessa crescente, temos muito a evoluir ainda”.
Preparação
Na atividade desta quarta, Felipe Conceição separou o elenco em três grupos. Enquanto um deles fazia exercícios de fortalecimento físico, os outros dois fizeram um trabalho de marcação e construção ofensiva. Na segunda parte do treino, o comandante reuniu os jogadores para atividade de ataque contra defesa.
No departamento médico, seguem em tratamento o lateral-esquerdo João Paulo, com um incômodo na parte posterior da coxa esquerda, e o goleiro Jori, em recuperação de uma cirurgia no menisco do joelho direito.
A provável escalação do América para a partida contra a Ponte Preta deve ser: Airton; Diego Ferreira, Lucas Kal, Ricardo Silva e Sávio; Flávio, Juninho e Geovane (Zé Ricardo); Felipe Azevedo e Matheusinho; Júnior Viçosa.