Coelho respira

O América venceu o Coritiba por 1 a 0 neste domingo (21), no Independência, e conseguiu um triunfo de peso na 27ª rodada da Série B. O resultado, digno de uma final, tira o Coelho da zona de rebaixamento e joga o Botafogo-SP para o grupo dos quatro piores. O herói da partida foi o boliviano Miguelito, que saiu do banco de reservas para balançar as redes no segundo tempo.

A partida era de extrema importância para ambos os lados. O América precisava da vitória para fugir do Z-4, enquanto o Coritiba buscava a liderança da competição. Embora o Coelho não tenha feito uma grande atuação, a equipe soube se defender e segurar o placar, especialmente graças a uma atuação brilhante do goleiro Gustavo no primeiro tempo, que impediu o Coritiba de abrir o placar.

Apesar da importância do jogo, o América e o Coritiba começaram a partida com pouca inspiração, muita correria e erros de passe. O time da casa tentava criar jogadas com Willian Bigode, mas o atacante não conseguiu se destacar. Já o Coritiba, mesmo jogando solto, também esbarrava na falta de capricho na hora de finalizar.

A virada de chave do América veio no segundo tempo, com as entradas de Miguelito e Yago Souza. Mas foi de Thauan a linda jogada pela esquerda que resultou no gol de Miguelito. O boliviano só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol e garantir a vitória dos donos da casa. O Coelho ainda teve um gol anulado de Rafa Silva, que tocou a bola com o braço antes de marcar.
 
Nos minutos finais, o Coritiba pressionou e insistiu no ataque, mas o América, firme, segurou a pressão até o último instante, garantindo um alívio imenso para sua torcida. Com a vitória, o Coelho agora soma 30 pontos e ocupa a 16ª posição. Já o Coritiba, que perdeu a chance de assumir a ponta, caiu para a segunda colocação com 47 pontos, um a menos que o líder Goiás.

A missão de se afastar do fantasma da Série C continua na próxima quinta-feira (25), quando o América visita o Atlético-GO em Goiânia.

Miguelito garante vitória do Coelho; Coxa protesta no fim

O roteiro do segundo tempo parecia o mesmo da etapa anterior: pressão e domínio do Coxa. No entanto, aos 24 minutos, Miguelito mudou os rumos do jogo depois de ótima jogada de Thauan. O jovem atacante passou pelo lateral Zeca, invadiu a área pela esquerda e tocou rasteiro para o boliviano, livre na segunda trave, só empurrar para a rede: 1 a 0.

Aos 27 minutos, o América balançou a rede do Independência novamente. Rafa Silva recebeu cruzamento de Miguelito e mandou no canto esquerdo do goleiro Pedro Morisco. O gol, porém, foi anulado depois de revisão do VAR devido a toque no braço do lateral-direito Júlio César antes de a bola entrar.

Nos acréscimos, os jogadores do Coritiba pediram marcação de pênalti em choque entre Gustavo e Jacy. Após longa revisão no monitor de vídeo, o árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn não marcou a infração, para revolta do Coxa.

Aos 57 minutos, Gustavo fez mais uma grande defesa em forte chute de Josué, garantindo a vitória dramática do Coelho.

América 1 x 0 Coritiba

América: Gustavo; Júlio César, Rodrigo Silva, Lução e Paulinho; Felipe Amaral (Emerson), Kauã Diniz e Fer Elizardi (Yago Souza); Stênio (Thauan), Arthur (Rafa Silva) e William Bigode (Miguelito). Técnico: Alberto Valentim.

Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Maicon, Jacy e João Almeida (Bruno Melo); Sebastián Gómez, Wallisson (Josué) e Vini Paulista ( Carlos de Pena); Lucas Ronier, Iury Castilho (Nicolas Careca) e Gustavo Coutinho (Dellatorre). Técnico: Mozart Santos.

Gol: Miguelito, 26 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Rafa Silva (América); Carlos de Pena e Josué (Coritiba)
Data: domingo, 21 de setembro de 2025
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Motivo: 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC)