Em noite de Mateus Pasinato, que fez pelo menos quatro grandes defesas, das dez que foi exigido, o América venceu o Corinthians nesta quarta-feira (5), na Arena Independência, com gol do capitão Juninho, e largou na frente pela busca da vaga às semifinais da Copa do Brasil. Na partida de volta, o Coelho joga por um empate, na NeoQuímica Arena, sábado (15), às 16h30, para avançar na competição.

Antes da volta, os comandados de Mancini mudam o foco e voltam as atenções para o Brasileirão. No sábado (8), o América encara o Coritiba, às 18h30, no Couto Pereira. Diferente da Copa do Brasil, o Coelho segue tentando se recuperar na série A, para conseguir sair da zona de rebaixamento. 

O Jogo

Nos primeiros dez minutos de jogo, os times pouco criaram e a marcação no meio-campo era o que prevalecia de ambas as equipes. A primeira chance do jogo foi do Corinthians, aos 11, com Roger Guedes, pela esquerda, chutando rasteiro, porém, fraco, facilitando a defesa de Pasinato.

Aos 17, novamente o Timão teve a chance de abrir o placar após chegada pela direita com Roger Guedes, interceptado pela defesa. A bola ainda sobrou para Gabriel Moscardo que, da entrada da área, soltou a bomba, porém, por cima do gol de Pasinato.

Três minutos depois foi a vez do América responder e perder uma grande chance com o capitão Juninho. Ele ficou com a sobra da bola na grande área, avançou pela esquerda e, desequilibrado, mandou a bola por cima do travessão. 
Aos 24 minutos foi a vez de Benítez, após meter uma caneta em Ruan Oliveira, na intermediária, bater firme, e ter o gol evitado por Cássio, que caiu no canto esquerdo para fazer a defesa. 

Na segunda boa chance do Coelho, aos 30 minutos, o arqueiro do Timão não conseguiu evitar a mudança no placar. Após cobrança de falta rápida pela esquerda, Lucas Kal, da intermediária, viu a penetração de Juninho na grande área, entre os zagueiros, e deu uma bela assistência para o capitão. O meio-campista dominou e bateu cruzado, sem chances para Cássio. Esse foi o sexto gol de Juninho na temporada, que também deu seis assistências.

Aos 41, Pasinato mostrou a boa fase e, com a mão direita, salvou o América após Roger Guedes invadir a área, pela direita e bater cruzado, no canto alto do goleiro. Nos acréscimos, o goleiro americano novamente foi acionado em novo chute de Guedes, que o obrigou a cair no canto esquerdo para fazer a defesa., na última grande chance do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, atrás do placar, o Corinthians teve a primeira oportunidade de gol logo aos dois minutos, com Yuri Alberto conseguindo desviar um chute de Fausto Vera, e a bola, caprichosamente tocou no travessão, antes de sair pela linha de fundo.
O América respondeu três minutos depois, com Juninho ficando com bate-rebate na pequena área, pela direita, e tocando para Danilo Avelar que, desequilibrado, chutou para fora, rente à trave.

No lance seguinte, Pasinato impediu o gol de empate ao espalmar a pancada de Fausto Veras, da intermediária.  Aos nove, o Corinthians saiu em contra-ataque pela esquerda e Yuri Alberto saiu cara a cara com Pasinato que cresceu na frente do jogador e, com a mão esquerda, evitou o gol.

Aos 12, Mancini promoveu a reestreia de Pedrinho com a camisa americana. O jogador entrou na vaga de Benítez. Também foi a campo, Aloísio, no lugar de Mastriani. Aos 20, Danilo Avelar reclamou de dores na coxa direita e foi substituído por Nicolas. 
Em noite iluminada, Pasinato precisou trabalhar novamente, aos 29 minutos. Guilherme Biro soltou a bomba fora da área, no canto esquerdo, e o arqueiro foi até lá para evitar o gol, espalmando a bola para o lado.

Com o Corinthians chegando mais vez ao ataque, Mancini voltou a mexer na equipe, promovendo as últimas alterações na equipe. O treinador sacou o meio-campista Martínez e mandou a campo o zagueiro Wanderson. No ataque, Felipe Azevedo entrou no lugar de Everaldo. 

Aos 35, não foi o goleiro americano que atrapalhou Roger Guedes, foi a trave. O atacante soltou o pé da ponta esquerda da grande área e a bola explodiu no poste. No lance seguinte, quase que do mesmo local, Guedes arriscou de novo, mas a bola saiu cruzando toda a extensão do gol e parou na lateral direita.

Pelo lado do Coelho, somente aos 37 minutos que o time voltou a incomodar Cássio. Após cruzamento da esquerda, Pedrinho cabeceou sozinho na pequena área, no contrapé do arqueiro que conseguiu se recuperar no lance e evitar o segundo tento americano.

Na reta final do jogo, Aloísio puxou um contra-ataque, porém, ao tentar finalizar a jogada, acabou sentindo a posterior da coxa esquerda e, como o time não tinha mais substituições para fazer, ficou em campo até o apito final.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA 1X0 CORINTHIANS

América
Mateus Pasinato; Marlon, Éder, Iago Maidana e Danilo Avelar (Nicolas); Luca Kal, Juninho, Martínez (Wanderson) e Benítez (Pedrinho); Everaldo (Felipe Azevedo) e Mastriani (Aloísio). Técnico: Vagner Mancini.

Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Maycon), Gabriel Moscardo, Ruan Oliveira (Matheus Araújo) e Adson (Guilherme Biro); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Motivo: Quartas de final da Copa do Brasil, jogo de ida
Data: 5 de julho de 2023 (quarta-feira)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte-MG

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Kleber Lucio Gil (SC)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)

Cartões amarelos: Marlon (América); Adson, Gabriel Moscardo (Corinthians)

Gol: Juninho, aos 30 minutos do 1º tempo (América)