O América segue invicto no Campeonato Mineiro! O Coelho venceu o Betim por 1 a 0, neste sábado (1°/2), na Arena Vera Cruz, pela quinta rodada do Estadual. O único gol da partida foi marcado por Fernando Elizari, ainda no primeiro tempo. A partida teve certo protagonismo do VAR, por ter revisado dois pênaltis, que originaram as melhores chances do duelo.

Com o resultado, o América somou 11 pontos, mas continua na segunda posição do Grupo B. O Athletic é o líder da chave, com 12. Por sua vez, o Betim segue na liderança do Grupo A, com oito pontos, mas já vê os adversários ‘na cola’. Tombense e Atlético aparecem na sequência, com sete pontos cada.

Na primeira etapa, nenhuma das equipes conseguiu produzir chances que incomodassem os goleiros. Por isso, a melhor oportunidade surgiu com a marcação do pênalti após Júlio sofrer falta na área – e Elizari não desperdiçou. Antes disso, embora tivesse o controle, o Coelho não teve poder de finalização.

Já no segundo tempo, o Betim teve a chance de deixar tudo igual logo nos primeiros minutos, de pênalti. Contudo, Diego Jardel não contou com a sorte – o chute acertou a trave e ainda foi parar nas mãos de Matheus Mendes. A condição do gramado afetou o desempenho dos times, que se cansaram mais e não produziram jogadas com qualidade.

Próximos jogos

Na sexta rodada, o Betim enfrentará o Pouso Alegre, na quarta-feira (5/2), às 20h, no Manduzão. No mesmo dia, o Coelho volta a campo para encarar o Cruzeiro, às 22h, no Independência.

O jogo

O primeiro tempo não foi de grandes chances ou muita movimentação. A condição do gramado dificultou a criação de jogadas, assim como a velocidade do jogo – muitas vezes a bola parava nos buracos do campo ou nas poças de barro.

Apesar de ter dominado a posse de bola e ficado a maior parte do tempo no campo ofensivo, o América não conseguiu transformar o volume produzido em oportunidades de gol. O alviverde foi insistente pelo lado direito, com Fabinho e até com Cauan Barros, mais adiantado, aparecendo como opção na linha de fundo. No entanto, a equipe pecou no último passe e a primeira finalização veio só com a bola parada.

Aos 16, o zagueiro Júlio foi derrubado na entrada da área por Eurico. Após revisão do VAR, o pênalti foi assinalado. O argentino Fernando Elizari cobrou com segurança, deslocando o goleiro e não desperdiçou: 1 a 0.

Depois de abrir o placar, o América forçou o Betim a buscar o jogo. Os donos da casa se arriscaram mais na criação de jogadas, mas os erros nos passes e tomadas de decisão eram evidentes. Dos dois lados, as equipes tiveram demoraram a chegar com chances claras ao gol adversário. Nos últimos 10 minutos da primeira etapa a partida ganhou tons mais emocionantes e os times contaram com os goleiros para defender as oportunidades mais perigosas.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa, o VAR entrou em ação novamente como protagonista da partida. Em jogada na área, Marlon foi tentar interceptar cruzamento, e a bola resvalou no braço do lateral. Depois da análise do vídeo, o árbitro considerou pênalti.

Diego Jardel foi para a cobrança e mandou muito no canto. A bola bateu na trave e ainda voltou para Matheus Mendes, que agarrou e afastou qualquer nova chance no rebote.

O cenário da partida não mudou. Dos dois lados, faltou capricho nas finalizações e criatividade nas jogadas. Com o gramado pesado, o América optou por lançamentos e tentativas de fora da área – mas os chutes não tiveram muita pontaria. Lucão e Fabinho se arriscaram, mas viram a bola ir para fora.

O Betim também teve o mesmo comportamento e arriscou de fora da área, mas pouco fez Matheus Mendes trabalhar – as tentativas foram para fora, ou chegavam fraco para o goleiro defender. A melhor delas surgiu no escanteio, mas Vitinho cabeceou e viu a bola passar por cima do gol.

A reta final foi de pressão do Betim, que vinha com pressa para buscar o empate, mas já não tinha mais tanto fôlego. O América foi bem na defesa, se fechou e segurou bem o resultado.


BETIM 0 X 1 AMÉRICA

Betim: Michael; Diego (Patrick Vieira aos 35 do 2T), Weverton, Eurico e Matheus Leal; Diego Miticov, Diego Jardel (Gustavinho aos 24 do 2T) e Fillipe Soutto (Marco Antônio aos 35 do 2T); João Diogo, Gabriel Santos (Laércio aos 14 do 2T) e Erick Salles (Vitinho aos 14 do 2T). Técnico: Alex Nacif

América: Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Felipe Amaral (Kauã Diniz aos 15 do 2T), Elizari (Yago Santos aos 24 do 2T) e Cauan Barros; Fabinho (Renato Marques aos 41 do 2T), Figueiredo (Adyson aos 24 do 2T) e David Lopes (Jonathas aos 15 do 2T). Técnico: William Batista

Gols: Elizari aos 19 do 1T
Cartões amarelos: Matheus Mendes, Marlon, Ricardo Silva, Cauan Barros, Kauã Diniz (América), Gabriel, Miticov, Vitinho (Betim)
Motivo: quinta rodada do Campeonato Mineiro
Data: 1°/2/2025
Estádio: Arena Vera Cruz, em Betim
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
Assistentes: Bernardo de Souza Pádua e Weyder Marques Borges
VAR: Leonardo Rotondo Pinto