NO TOPO

O América venceu a Ponte Preta neste domingo (9) e chegou à liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. A partida, disputada na Arena Independência, terminou com o placar de 2 a 0 e foi válids pela nona rodada da competição.

Os gols do Coelho foram marcados por Dudu Vieira, contra, aos 14 minutos do primeiro tempo, e com Fabinho, aos seis minutos da etapa complementar, depois de uma assistência de Benitez. 

O resultado da partida, aliado ao empate sem gols do Avaí, no clássico catarinense com a Chapecoense, levou o América ao primeiro lugar da segunda divisão do Brasileirão, com 18 pontos ganhos. 

O Goiás, segundo colocado com 17 pontos, tem uma partida a menos e pode voltar ao topo na terça-feira (11), quando enfrentará o Mirassol no interior paulista. 

O jogo

O técnico Cauan de Almeida promoveu a entrada de Felipe Amaral no lugar de Alê, cortado da partida devido ao protocolo de concussão. A escolha surtiu efeito para o América, visto que foi justamente o volante revelado na base da Ponte o responsável pela jogada do primeiro gol diante do ex-clube.

 O cruzamento com efeito de Amaral tinha Fabinho como alvo na segunda trave, porém Dudu Vieira apareceu no meio do caminho na tentativa de tirar a bola e marcou contra aos 12 minutos: 1 a 0.

 Antes de abrir o placar, o Coelho já havia levado perigo com o lateral-direito Daniel Borges, que recebeu na entrada da área e bateu cruzado à direita de Pedro Rocha. Na etapa inicial, o alviverde contabilizou 63% de posse de bola e 10 finalizações.

 A construção ofensiva do América sempre passava por Benítez e Felipe Amaral, bem como pelas descidas dos laterais e da movimentação de Fabinho. Todavia, a equipe esbarrou na aplicada marcação ponte-pretana e na falta de pontaria nas conclusões.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, a Ponte Preta parecia se animar com a entrada do armador Elvis, mas levou uma ducha de água fria logo cinco minutos. Benítez tabelou com o lateral-esquerdo Marlon, invadiu a grande área e rolou para Fabinho ampliar o placar para o Coelho: 2 a 0. Foi o quarto gol do ex-atacante do Criciúma na Série B de 2024.

A vantagem de 2 a 0 deixou o América mais tranquilo, a ponto de efetuar substituição na zaga. Ricardo Silva, que já tinha cartão amarelo – levou o terceiro e será desfalque no duelo com o CRB –, deu lugar a Júlio. Pouco depois, Cauan de Almeida colocou Felipe Azevedo e Brenner nas vagas de Benítez e Renato Marques.

O Coelho esteve perto do terceiro gol em duas circunstâncias. Aos 24, Felipe Amaral percebeu a corrida de Daniel Borges e lançou nas costas da defesa da Ponte Preta. O lateral-direito chegou bem na bola, mas mandou para fora. Aos 26, Moisés pisou na redonda ao tentar dominá-la e, sem querer, deu assistência para Azevedo soltar a bomba. Pedro Rocha espalmou para a linha de fundo.

A Ponte Preta levou perigo aos 28 minutos. Em cruzamento do lado direito, Gabriel Novaes se antecipou à zaga do América e só não balançou a rede porque Éder conseguiu um desvio providencial. A bola ainda tocou na trave antes de sair.

Nos minutos finais, a Macaca lutou bastante em busca do tento de honra, mas o América se segurou bem e garantiu os três pontos que lhe fazem sonhar com a primeira posição definitiva ao término da nona rodada da Série B e, consequentemente, seguir firme na briga pelo retorno à Primeira Divisão Nacional.

AMÉRICA 2 X 0 PONTE PRETA

AMÉRICA: Dalberson; Daniel Borges, Éder, Ricardo Silva (Júlio, aos 11min do 2ºT) e Marlon (Nicolas, aos 35min do 2ºT); Felipe Amaral, Juninho, Moisés e Benítez (Felipe Azevedo, aos 22min do 2ºT), Fabinho (Gustavinho, aos 35min do 2ºT) e Renato Marques (Brenner, aos 22min do 2ºT). Técnico: Cauan de Almeida

PONTE PRETA: Pedro Rocha; Dudu Vieira (Igor Inocêncio, aos 29 do 2ºT), Joilson, Castro e Gabriel Risso; Emerson (Dodô, aos 13min do 2ºT), Emerson Santos e Ramon (Elvis, no intervalo); Matheus Régis (Renato, aos 24min do 2ºT), Jeh e Gabriel Novaes (Guilherme Beléa, aos 29 do 2ºT). Técnico: Nelsinho Baptista

Gols: Dudu Vieira, contra, aos 12min do 1ºT; Fabinho, aos 5min do 2ºT (América)
Cartões amarelos: Ricardo Silva, Moisés, Juninho, Marlon (América);

Motivo: 9ª rodada da Série B
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte
Data: domingo, 9 de junho de 2024
Horário: 18h30

 Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Luís Carlos de Franca Costa (RN) e Antônio Adriano de Oliveira (MA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

 Público: 2.910
Renda: R$ 31.625,00

 

hojeemdia.com.br