Um time guerreiro e que não sucumbe diante da pressão de milhares de torcedores. Assim, o América fechou a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro com o empate por 0 a 0 diante do Ceará, num Castelão com mais de 51 mil torcedores. A igualdade no placar manteve o América à frente do adversário na tabela.

Com o resultado, o Coelho segue na 8ª posição do Brasileirão, com 50 pontos. Agora, o time americano espera o fechamento da rodada para definir seu lugar na zona de Pré-Libertadores.

Caso o Internacional não vença o Atlético-GO nesta segunda-feira, no Beira-Rio, o América dependerá apenas das próprias forças para cravar seu lugar na competição mais importante da América do Sul. A presença na Copa Sul-Americana já está garantida desde a rodada anterior.

Na próxima rodada, o Coelho fecha a participação histórica no Campeonato Brasileiro na quinta-feira, às 21h30, contra o São Paulo, no Independência.

Primeiro tempo

O adversário começou o jogo mais presente no campo de ataque, porém o América tentava organizar as saídas em contra-ataques nos primeiros minutos.

Aos 5, Juninho Valoura arriscou de longe na primeira finalização do América na partida, mas a bola foi para fora. Aos 12, Felipe Azevedo tentou cabeçada após escanteio, mas não acertou o alvo. Ele foi pressionado pelo lateral Bruno Pacheco, que acabou deixando o campo e foi o segundo jogador do adversário a sair lesionado. O primeiro foi o atacante Jael.

Ademir fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Após rebater na defesa, a bola quase termina em gol contra. Essa foi a terceira tentativa do Coelho em cerca de 20 minutos.

Aos 40, Felipe Azevedo finalizou da entrada da área e quase abriu o placar. O América finalizou mais vezes que os mandantes na etapa inicial. Dois minutos depois, Patric deu belo corte na marcação, mas o chute saiu fraco.

Segundo tempo

O América voltou pressionando o adversário e teve duas finalizações seguidas. Porém, quando foi ameaçado pelo adversário, o Coelho contou com a presença salvadora do zagueiro Anderson, que tirou gol de Cléber em cima da linha, após o atacante driblar Cavichioli fora da área.

Em posição de impedimento, o adversário fez um gol, mas ele foi bem anulado. De qualquer forma, o América controlava bem a pressão e conseguia criar lances de perigo no Castelão.

Aos 16 minutos, Matheus Cavichioli fez duas grandes defesas consecutivas, ambas em finalização dentro da área. O goleiro do América espalmou o chute de Lima para escanteio, na conclusão da jogada.

O adversário teve algumas oportunidades, mas esbarrou na defesa bem postada do Coelho ou na falta de pontaria dos atacantes.

Aos 37, Marlon tentou de longe e acabou sentindo dores na perna. O lateral está suspenso para a última rodada do Brasileiro. Três minutos depois, após grande jogada de Ademir, Fabrício Daniel e Zé Ricardo tiverem duas chances seguidas de finalização, mas os arremates pararam na defesa do adversário.

A bola do jogo caiu nos pés de Ademir, que driblou o zagueiro e bateu para fora. A jogada, no minuto decisivo, poderia ter rendido o gol da vitória ao América.

FICHA DO JOGO

Ceará-CE 0 × 0 América

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 37
Local: Fortaleza, no Ceará (CE)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MTR/MS) e Daniel Luís Marques (AB/SP)
Árbitro de vídeo: Vinícius Furlan (AB/SP)

Cartões amarelos:  Marlon e Lucas Kal (América)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Juninho Valoura (Fabrício Daniel); Ademir, Felipe Azevedo (Zé Ricardo) e Mauro Zárate (Rodolfo).
Técnico: Marquinhos Santos

Ceará–CE
João Ricardo, Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco (Kelvin); Fabinho (Marlon), Fernando Sobral e Vina; Mendonza, Lima (Rick) e Jael (Yony González) (Cléber)
Técnico: Tiago Nunes

 

Fonte:
Assessoria América Mineiro