MAIS UMA DERROTA

O América voltou a pecar no setor defensivo e acabou sendo derrotado pelo Coritiba, por 3 a 1, na noite deste sábado (8), no Couto Pereira. O Coelho até saiu à frente do placar com o capitão Juninho, mas não conseguiu segurar a pressão dos donos da casa que  viraram o placar.  

Com o resultado, os comandados de Mancini caíram para a última posição da tabela. Antes de voltar às atenções para a competição e buscar a recuperação, o América entra em campo na próxima terça-feira (11), às 19h, contra o Colo Colo, no Chile, pelos playoffs da Sul-Americana.

O jogo

O América iniciou o duelo pressionando o Coritiba e logo aos 40 segundos, mandou uma bola no travessão, em chute de Everaldo. A pressão deu resultado aos 7 minutos, com o capitão Juninho pegando rebote na grande área e batendo firme, no canto esquerdo de Luan Poli. Esse foi o sétimo gol do capitão nesta temporada. 

Após o gol, o Coritiba acordou e passou a chegar com mais perigo ao gol de Pasinato. Aos 23, o arqueiro promoveu o primeiro milagre ao defender um chute à queima-roupa de Fransérgio. Três minutos depois, o goleiro americano fez outra boa defesa após cobrança de falta de Bruno Gomes.

A pressão dos donos da casa deu resultado aos 36 minutos, após o árbitro Rafael Rodrigo Klein anotar uma penalidade máxima à favor do Coxa, após a bola bater entre o ombro e o cotovelo de Danilo Avelar, dentro da área. Alef Manga foi para a cobrança e deslocou Pasinato, empatando o marcador.

Aos 43, o Coritiba desceu em velocidade para o ataque e a bola ficou com Robson na ponta direita da grande área. Ele dominou, fintou Danilo Avelar e chutou forte, no canto direito de Pasinato que não conseguiu evitar o gol. 

Com o placar desfavorável, o técnico Mancini alterou a equipe na volta do intervalo. Breno entrou na vaga de Lucas Kal, que estava amarelado. Como no primeiro tempo, o time começou bem, mas sem conseguir definir as jogadas com qualidade.

Dessa forma, aos 16 minutos, Mancini novamente alterou o time, colocando Pedrinho e Wellington Paulista nas vagas de Everaldo e Henrique Almeida. Enquanto isso, o Coxa seguiu controlando as investidas do América e esperando um contra-ataque para matar o jogo.

Aos 32, Daniel Borges entrou em campo para fazer a reestreia com a camisa do América. O lateral-direito entrou no lugar de Marlon, que estava improvisado no setor. O Coelho passou a pressionar o Coxa em busca da igualdade, mas pecava no arremate final.

No último minuto da partida, os donos da casa confirmaram a vitória. Diego Batista avançou pela direita e cruzou na área e Victor, na pequena área, só colocou o pé para desviar a bola e marcar o terceiro gol do Coritiba no confronto direto, empurrando o América para a lanterna da competição.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 3 X 1 AMÉRICA

Coritiba
Luan Polli; Natanael, Henrique, Kuscevic e Jamerson; Fransérgio (Victor Luis), Bruno Gomes e Marcelino Moreno (Kaio César); Alef Manga, Rodrigo Pinho (Boschilia) (Diogo Batista) e Robson. Técnico: Thiago Dombroski 

América
Mateus Pasinato; Marlon, Éder, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal (Breno), Juninho (Matheusinho), Martínez; Rodrigo Varanda, Everaldo (Pedrinho)  e Henrique Almeida (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 8 de julho de 2023 (sábado)
Local: Couto Pereira, Curitiba-PR

Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Maira Mastella Moreira
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Rodrigo Pinho, Henrique, Luan Polli, Alef Manga, Kaio César (Coritiba); Martínez, Everaldo, Lucas Kal (América)

Gols: Alef Manga, aos 39; Robson aos 43 minutos do 1º tempo; Victor Luis, aos 50 minutos do 2° tempo (Coritiba); Juninho, aos 7 minutos do 1º tempo (América)