O América perdeu a invencibilidade na temporada 2025 e se complicou na disputa pela classificação à semifinal do Campeonato Mineiro. Neste sábado (8/2), o Coelho foi superado por 1 a 0 pelo Tombense, no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, pela sétima rodada do Estadual. João Pedro, ex-atacante de Flamengo e Cruzeiro, marcou o gol da vitória do Gavião Carcará.

Com o resultado, o América segue na segunda colocação do Grupo B, com 11 pontos. O líder Athletic tem a mesma pontuação, mas pode disparar na ponta em caso de vitória sobre o Uberlândia, neste domingo (9/2), às 16h, no Parque do Sabiá. A derrota do time de São João del-Rei fora de casa é essencial para os planos do Coelho de chegar ao mata-mata estadual.

Já o Tombense fica na liderança do Grupo A, com 13 pontos. A equipe alvirrubra está à frente de Betim (11 pontos) e Atlético (10 pontos), fecha a rodada na ponta e depende só das próprias forças para garantir vaga na semifinal do Mineiro.

América e Tombense na rodada final do Mineiro

O América enfrenta o Aymorés na oitava e última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro. O jogo será no Independência, em Belo Horizonte

Já o Tombense tem o Villa Nova como adversário na rodada final do Mineiro. A partida será no Castor Cifuentes, em Nova Lima.

 Todas as partidas da última rodada do Campeonato Mineiro começarão simultaneamente às 19h45 desta quarta-feira (12/2).

Os líderes dos três grupos e o segundo colocado geral avançam à semifinal do Mineiro.

O jogo

Só deu Tombense no primeiro tempo no Almeidão. Matheus Mendes adiou o gol da equipe da casa boas defesas nos chutes de João Vitor e João Pedro. No entanto, aos 42 minutos, João Pedro aproveitou cruzamento rasteiro na área e superou o goleiro americano, finalizando no cantinho esquerdo: 1 a 0.

 Na volta para o segundo tempo, o técnico William Batista sacou o lateral-esquerdo Marlon, que atuou improvisado na ponta esquerda, e o volante Felipe Amaral – Kauã Diniz e Yago Santos entraram. Com as alterações, o Coelho melhorou o desempenho ofensivo e forçou o recuo do Tombense no início da segunda etapa.

 Aos 12 minutos, o América chegou ao empate. Em cobrança de escanteio venenosa, Kauã Diniz mandou direto e fez um belo gol olímpico. No entanto, após revisão, o árbitro anulou o gol devido a uma falta de Miquéias no goleiro Matheus Aurélio.

 Já aos 28 minutos, a intervenção do VAR frustrou o Tombense. Jefferson Renan foi derrubado por Kauã Diniz na área, e o árbitro assinalou pênalti. Antes da cobrança, o impedimento do atacante no início da jogada foi detectado.

 Nos instantes finais, o América pressionou em busca do empate e teve uma boa oportunidade em forte de chute de Samuel de fora da área. O goleiro Matheus Aurélio saltou no ângulo direito mandou a escanteio. Paulinho e Renato Marques também tentaram nos acréscimos, mas não conseguiram evitar a derrota do Coelho em Tombos.

Tombense 1 x 0 América

Tombense: Matheus Aurélio; Vinícius Baraciol; Mandovani, Roger Carvalho e Dudu Mandai; João Vitor (Breno Roma), Fabrício, Pedro Oliveira (Anderson Ligeiro) e Jefferson Renan; Cleiton Araújo (Cleiton) e João Pedro (Mila). Técnico: Raul Cabral.

América: Matheus Mendes; Júlio César, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Miquéias (David Lopes), Elizari (Yago Souza), Felipe Amaral (Yago Santos) e Marlon (Kauã Diniz); Adyson (Samuel) e Renato Marques. Técnico: William Batista.

 

Gol: João Pedro, aos 42 minutos do primeiro tempo
Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos
Data: 8 de fevereiro de 2025 (sábado)
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Augusto Magno de Ramos e Weyder Marques Borges
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães