O drama do América na Série B do Campeonato Brasileiro parece não ter fim. Neste sábado (2/8), o time teve plenas condições de conquistar os três pontos contra o Botafogo-SP, pela 20ª rodada, mas saiu derrotado por 2 a 1. As equipes se enfrentaram na Arena Santa Cruz NicNet, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O nome do jogo foi o estreante Léo Gamalho. Aos 39 anos, o segundo maior artilheiro da história da Série B marcou os dois gols botafoguenses e chegou a 88 em 248 partidas. Já o Coelho balançou a rede com Miguelito e desperdiçou uma penalidade máxima quando o placar apontava 1 a 1. Victor Souza defendeu o chute de Willian Bigode.

O revés desta noite foi o 11º do América na Série B. Na 16ª posição, com 21 pontos, o clube mineiro pode entrar na zona de rebaixamento no complemento da 20ª rodada. Paysandu (19º, com 20 pontos) e Volta Redonda (17º, com 21 pontos) têm chances de ultrapassar a equipe treinada por Enderson Moreira na classificação.

Já o Botafogo-SP, que vinha de cinco duelos sem vitória na Segunda Divisão – incluindo uma goleada por 5 a 0 diante do Avaí -, ganha sobrevida na luta contra o descenso à Série C. O clube paulista subiu momentaneamente para o 18º lugar, também com 21 pontos, e embolou a parte de baixo da tabela.

Próximas partidas

América x Remo: sábado, 9 de agosto, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte

Atlético-GO x Botafogo-SP: domingo, 10 de agosto, às 18h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia

Botafogo-SP x América: o jogo

O Botafogo-SP abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo em lance que precisou de checagem do VAR. Jonathan Cafu avançou pela ponta e cruzou. Léo Gamalho foi ao encontro da bola e cabeceou no canto direito de Dalberson, que se esticou para espalmar.

 Contudo, o árbitro Fábio Augusto Santos Sá Júnior apontou para o centro do campo por entender que a bola havia entrado, assim como o assistente número 2, Rodrigo Guimarães Pereira. E Léo Gamalho correu para abraço juntamente com os colegas.

 Os jogadores do América reclamaram bastante da arbitragem e aguardaram o veredito do VAR. No fim das contas, o árbitro de vídeo Douglas Schwengber da Silva ratificou a decisão dos juízes, e o Botafogo-SP fez 1 a 0.

 O gol de empate do Coelho veio aos 34 minutos em uma boa troca de passes pelo lado direito. Miguelito iniciou a jogada que passou por Stênio e Willian Bigode e chutou no canto de Victor Souza: 1 a 1.

 No segundo tempo, o time mineiro teve oportunidade de ouro para virar a partida. Novamente com auxílio do VAR, Fábio Augusto Santos Sá Júnior deu pênalti de Jonathan Cafu em Willian Bigode após cinco minutos de averiguação.

 O próprio Willian se encarregou da cobrança aos 19 minutos. Porém, Victor Souza acertou o canto direito e defendeu. O América até ficou com o rebote, mas a defesa botafoguense se recompôs de forma imediata e evitou a finalização.

 Praticamente no lance seguinte, o América foi castigado na bola arrematada por Dramisino que bateu na mão de Lucão. O VAR confirmou o pênalti. E Léo Gamalho não titubeou na marca da cal, deslocou Dalberson e anotou o segundo gol do Botafogo: 2 a 1.

Botafogo-SP 2 x 1 América

Botafogo-SP: Victor Souza; Jeferson, Ericson (Alisson Cassiano, aos 43 do 1T), Carlos Eduardo e Jean Victor (Gabriel Risso, aos 34 do 2T); Wesley Dias, Alejo Dramisino (Wallison, aos 46 do 2T) e Leandro Maciel; Jonathan Cafu (Marquinho, aos 34 do 2T), Jefferson Nem e Léo Gamalho (Edson, aos 46 do 2T). Técnico: Allan Aal.

América: Dalberson; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Elizari (David Lopes, aos 43 do 2T) e Miguelito (Labandeira, aos 43 do 2T); Figueiredo (Héber, aos 43 do 2T), Stênio (Arthur Sousa, aos 29 do 2T) e Willian Bigode (Titi Ortiz, aos 29 do 2T). Técnico: Enderson Moreira.

Gols: Léo Gamalho, aos 19 do 1T e aos 24 do 2T (Botafogo-SP); Miguelito, aos 34 do 1T (América)
Cartões amarelos: Ericson, Wesley Dias, Gabriel Risso (Botafogo-SP); Willian Bigode, Paulinho, Kauã Diniz (América)

 Motivo: 20ª rodada da Série B
Estádio: Arena Santa Cruz NicNet, em Ribeirão Preto (SP)
Data: sábado, 2 de agosto de 2025
Horário: 18h30

 Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE)
Assistentes: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Rodrigo Guimaraes Pereira (SE)
VAR: Douglas Schwengber da Silva (RS)

 Público: 1.360
Renda: 31.960,00