O América amargou a terceira derrota consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro ao perder por 1 a 0 para a Chapecoense. As equipes se enfrentaram neste domingo (20/7), no Independência, em Belo Horizonte, no desfecho da 17ª rodada. Ítalo marcou o gol do time catarinense, aos 4 minutos do primeiro tempo, aproveitando-se de rebote de Matheus Mendes em chute de Maílton.

Se o objetivo do Coelho no início do campeonato era brigar pelo acesso, os olhares agora se voltam para a zona de rebaixamento. Com 20 pontos, o clube mineiro tem apenas dois de vantagem sobre a Ferroviária, 17º colocada.

Já a Chapecoense vai a 26 pontos e entra no G4, à frrente do Remo no critério de número de vitórias (8 a 6). A liderança da Série B tem o Goiás, com 36, seguido por Coritiba (33) e Novorizontino (31).

Na 18ª rodada da Série B, o América visitará o Cuiabá, às 21h30 de quarta-feira (23/7), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). No mesmo dia, às 19h, a Chapecoense receberá o Volta Redonda, na Arena Condá, em Chapecó (SC).

O jogo

O “gol-relâmpago” da Chape bagunçou a estratégia do Coelho, que não pôde contar com Willian Bigode e Figueiredo, vetados por causa de lesão muscular na coxa esquerda. O técnico Enderson Moreira promoveu a estreia do recém-contratado Facundo Labandeira, além de escalar Arthur e David Lopes no trio de ataque. Na lateral direita, optou por Júlio César no lugar de Mariano.

Como tem ocorrido na Série B, o América controlou a posse de bola diante da Chapecoense e contabilizou 65% no primeiro tempo. Apesar desse volume, houve dificuldades para ingressar na área do adversário.

Por outro lado, os visitantes mantiveram a postura reativa para atacar no momento propício. Aos 4 minutos, Ítalo fez 1 a 0 após ficar com a sobra em rebote Matheus Mendes. Aos 23, o lateral-esquerdo paraguaio Walter Clar anotou o segundo gol em chute cruzado. Contudo, esse lance foi anulado com o auxílio do VAR.

 Somente na reta final do primeiro tempo é que o Coelho assustou a Chape. Aos 34 minutos, David Lopes arriscou de fora da área e carimbou o travessão. Já as tentativas de Miqueias e Labandeira foram bloqueadas pela defesa.

 No intervalo, Enderson colocou Felipe Amaral no lugar de Miqueias e mexeu no posicionamento do time com o meia Elizari na vaga de David Lopes. Posteriormente, acionou os atacantes Héber e Stênio.

 O Coelho seguiu em vantagem na posse de bola e teve ótima chance para igualar aos 27 minutos, quando o lateral-esquerdo Marlon arrematou na entrada da área ao lado esquerdo de Leo Vieira.

 A chance derradeira do América veio aos 48 minutos. Stênio ganhou na corrida da zaga rival, invadiu a área e tentou o passe para Héber. Antes que a bola chegasse até o centroavante, Victor Caetano fez corte providencial e foi decisivo para assegurar os três pontos à Chapecoense.

América 0 x 1 Chapecoense

América: Matheus Mendes; Júlio César, Ricardo Silva (Mariano, aos 38 do 1T), Lucão e Marlon; Miqueias (Felipe Amaral, no intervalo), Cauan Barros e Miguelito; Facundo Labandeira (Stênio, aos 25 do 2T), Arthur (Héber, aos 17 do 2T) e David Lopes (Elizari, no intervalo). Técnico: Enderson Moreira.

Chapecoense: Leo Vieira; Maílton (Gabriel Inocêncio, aos 37 do 2T), Victor Caetano, Doma, Bruno Leonardo (Bressan, aos 31 do 2T) e Walter Clar; Rafael Carvalheira, Jorge Jiménez (Pedro Martins, no intervalo) e Giovanni Augusto (Márcio Júnior, aos 37 do 2T); Ítalo e Neto Pessoa (Perotti, aos 25 do 2T). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Gol: Ítalo, aos 4 do 1T (Chapecoense)
Cartões amarelos: Júlio César (América); Perotti (Chapecoense)
Público: 1.592
Renda: R$ 22.145,00

Motivo: 17ª rodada da Série B
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data: domingo, 20 de julho de 2025
Horário: 18h30

 Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Acacio Menezes Leão (PA)
VAR: Douglas Marques das Flores (SP)