Série B

O América amargou a segunda derrota consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro. O Coelho pecou pelas boas oportunidades criadas – incluindo duas bolas na trave e uma finalização de Willian sem goleiro -, o Coelho levou a virada do Novorizontino, por 3 a 1, neste sábado (12/7), no Jorjão, em Novo Horizonte, pela 16ª rodada.

 O América abriu o placar com Caun Barros. Na reta final da etapa, Matheus Frizzo empatou para o Novorizontino em cobrança de pênalti. A virada do Tigre saiu aos 26′ da segunda etapa, com gol de Pablo Dyego. Nos acréscimos, César Martins aproveitou falha do goleiro Matheus Mendes e definiu o triunfo do Tigre.

Coelho e Tigre na classificação da Série B

Com o resultado, o América permaneceu na 12ª colocação, com 20 pontos. O Coelho está a quatro pontos do G4 e a cinco da zona de rebaixamento da Série B.

Já o Novorizontino volta a vencer depois de dois jogos e se mantém na área do acesso à Série A. O Tigre ocupa a terceira colocação, com 30 pontos.

Próximos jogos de América e Novorizontino na Série B

Na 17ª rodada, o América enfrenta a Chapecoense, oitava colocada, com 22 pontos. O jogo será no dia 20 de julho, às 18h30 de um domingo, no Independência, em Belo Horizonte.

O Novorizontino visita o Remo na próxima quinta-feira (17/7), às 21h35, no Mangueirão, em Belém. Os paraenses estão em quinto na tabela, com 25 pontos.

O jogo

Em primeiro tempo agitado, o América assustou o Novorizontino logo aos seis minutos. Cauan Barros mandou a bomba de fora da área, e a bola explodiu no travessão.Aos 34 minutos, o volante não desperdiçou a nova oportunidade. Em cobrança de falta, Miguelito mandou para a área, e Cauan Barros cabeceou para a rede: 1 a 0.

 Em conclusões de Miguelito e Willian Bigode, o América continuou ameaçando o Novorizontino, que descontou aos 44 minutos da primeira etapa. Bruno José foi derrubado na área: pênalti. Matheus Frizzo bateu rasteiro, no meio do gol de Matheus Mendes, que saltou para o canto esquerdo: 1 a 1.

 No início do segundo tempo, o América acertou novamente o travessão do Novorizontino. Em boa jogada de Miguelito, Stênio cabeceou firme, o goleiro Airton desviou, e a bola resvalou na trave antes de sair com muito perigo. Aos oito minutos, Matheus Frizzo respondeu com forte chute, mas mandou na rede pelo lado de fora.

 Aos 15 minutos, o Coelho teve ótima de chance de retomar a vantagem. Em outra boa jogada, Miguelito aciona Stênio, que cava na saída do goleiro, e a bola sobra para Willian. Com o gol aberto, o atacante manda por cima.

 Aos 26 minutos, o América acabou pelo erro de Willian e levou a virada do Novorizontino. Em bate-rebate na grande área, o atacante Pablo Dyego completou para a rede. O assistente chegou a anular o lance por impedimento, mas o gol foi confirmado depois de intervenção do VAR: 2 a 1.

Aos 46 minutos, o Novorizontino definiu a vitória. Em lance de escanteio, Matheus Mendes saiu mal do gol, e o zagueiro César Martins não perdoou. O gol também foi validado depois de longa checagem do VAR: 3 a 1.

Novorizontino 3 x 1 América 

Novorizontino: Airton; Rodrigo Soares, César Martins, Dantas e Fábio Matheus; Jean Irmer, Marlon (Mayk, aos 8′ 2ºT) e Matheus Frizzo (Luís Oyamam, aos 52’2ºT); Léo Natel (Pablo Dyego, aos 8′ 2ºT) , Bruno José (Airton Moisés, aos 17′ 2ºT) e Robson (Willian Farias, aos 52’ 2ºT). Técnico: Umberto Louzer. 

América: Matheus Mendes; Júlio César, Ricardo Silva e Lucão; Mariano (Jhosefer, aos 33’ 2ºT), Miqueias (Breno, aos 41’ 1ºT), Cauan Barros (Elizari, aos 33’ 2ºT) e Marlon; Miguelito (Felipe Amaral, aos 41’ 1ºT), Willian Bigode e Stênio (Figueiredo, aos 18′ 2ºT). Técnico: Enderson Moreira. 

Gols: Cauan Barros (América), aos 34 1ºT; Matheus Frizzo, aos 44′ 1ºT; Pablo Dyego, aos 26 do 2ºT; César Martins, aos 46′ 2ºT (Novorizontino)

Cartões amarelos: Cauan Barros, Elizari e Júlio César (América)
Local:Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte
Data: 12 de julho de 2025 (sábado)
Motivo: 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Roberto Rivelino dos Santos Junior e Weber Felipe Silva (PR)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)