O América perdeu para o Atlético-GO por 1 a 0, nesta quinta-feira (25/9), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e desperdiçou a chance de se distanciar do Z4. Em jogo bem equilibrado, o Coelho se frustrou ao ter tento anulado, não conseguiu se recompor para buscar o resultado positivo fora de casa, e sofreu gol já nos acréscimos.

Com o resultado, o América ficou em 16° lugar, com 30 pontos. O Volta Redonda, o primeiro dentro da zona de rebaixamento, em 17°, tem 30. A situação ainda é dramática, já que o time mira reação no campeonato e terá confronto direto na próxima rodada. O Atlético-GO, por sua vez, está na oitava posição, com 41 pontos.

 O primeiro tempo teve momentos importantes para os dois lados. O Atlético-GO começou melhor, mas depois o América se equiparou e produziu boas jogadas. Contudo, nenhum dos times aproveitou bem as chances. O placar permaneceu inalterado.

 Na segunda etapa, o América até chegou a marcar, mas teve o gol anulado. Depois disso, o Coelho levou sustos do Dragão, mas ainda sem efetividade. O mesmo seguiu para os visitantes, que não conseguiram furar a defesa do rubro-negro. Já no apagar das luzes, o banho de água fria: os donos da casa marcaram com Lelê e ficaram com a vitória.

Próximos jogos
 
 Atlético-GO volta a campo na terça-feira (30/9), para enfrentar o Goiás, às 21h35, na Serrinha, pela 29ª rodada da Série B.

Já o América pega o Volta Redonda na segunda-feira (29/9), às 19h30, no Independência, também pela 29ª rodada.

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado. O Atlético-GO começou tentando impor o mando de campo, mas o Coelho também incomodou e conseguiu tomar frente em certo momento. Os dois lados, no entanto, foram inefetivos e pecaram nas conclusões.

 Os primeiros minutos foram de tentativas dos dois lados, mas com características de jogo diferentes. Enquanto o Atlético-GO trabalhou na construção, com troca de passes e criação de jogadas ofensivas, o América apostou no contra-ataque rápido. As principais chances do Coelho foram com Stênio, Miguelito e Júlio.

 Os dois times pecaram, contudo, nas finalizações, seja na força ou na mira. Inefetivas, as equipes diminuíram o ritmo da partida depois do primeiro terço e tiveram mais calma, tentando buscar espaços e encontrar soluções para concluir as jogadas.

A melhor oportunidade do América foi nos minutos finais, quando Stênio recebeu do lado esquerdo e cruzou na medida para encontrar Júlio. O zagueiro, contudo, cabeceou em cima do goleiro Paulo Vitor, que espalmou a bola para fora.

O Coelho se empolgou com a tentativa e teve as rédeas da partida. Melhor e concentrado no campo ofensivo, obrigou o Atlético-GO a recuar para tentar fechar espaços. Ainda assim, o time visitante conseguiu aumentar a posse de bola e trocar passes rápidos, sem muitos erros, a fim de manter a pressão. Contudo, o placar permaneceu inalterado.

Segundo tempo
 
 O América voltou com o mesmo comportamento para a segunda etapa. O time chegou a sofrer pequena pressão do Atlético-GO, mas a defesa fez bom trabalho e impediu qualquer tentativa. O Coelho então aproveitou grande chance e saiu na frente, mas logo veio a frustração.

 A jogada começou com cobrança de escanteio. Miguelito recebeu e tocou para Kauã Diniz, que tinha espaço próximo do meio do campo. Ele armou o chute e bateu forte. O jogador acertou o cantinho e correu para comemorar. Contudo, o árbitro rapidamente interrompeu o momento de alegria.

 Em análise do VAR, o atacante Arthur Sousa estava em posição de impedimento e participou da jogada ao desviar da bola e tampar a visão do goleiro Paulo Vitor. A reclamação por parte dos jogadores do América e do técnico Alberto Valentim foi intensa. A partida ficou parada por mais de dois minutos, mas seguiu empatado sem gols.

Nos acréscimos, o Atlético-GO foi do inferno ao céu. Talisson cruzou para a área e Lelê finalizou de primeira. O goleiro fez a defesa e o jogo seguiu. Contudo, em revisão do lance, o VAR marcou o gol, porque a bola já havia ultrapassado a linha quando Gustavo defendeu.

ATLÉTICO-GO 1 X 0 AMÉRICA

Atlético-GO;Paulo Vítor; Dudu (Heron, no intervalo), Adriano Martins, Tito e Luizão; Danielzinho (Jean Dias, no intervalo), Ronald e Robert (Kelvin aos 23 do 2T); Federico Martínez (Maranhão aos 23 do 2T), Lelê e Yuri (Talisson aos 36 do 2T). Técnico: Rafael Lacerda

América:Gustavo; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho; Kauã Diniz, Felipe Amaral e Yago Souza; Miguelito (Yago Santos aos 32 do 2T), Arthur (David da Hora aos 20 do 2T) e Stênio (Rafa Silva aos 20 do 2T) . Técnico: Alberto Valentim

 Gols: Lelê aos 49 do 2T

 Cartões amarelos: Kauã Diniz, Júlio, Miguelito, Felipe Amaral (América), Federico Martínez (Atlético-GO)

 Motivo: 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

 Data: 25/9/2025

 Horário: 21h30

 Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia

 Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)

 Auxiliares: Karla Renata Cavalcanti De Santana (PE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)

 VAR: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)